terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quadrado Mágico


O Quadrado Mágico é uma superfície subdividida em casas quadradas, à maneira do tabuleiro de xadrez. Os quadrados são quase sempre ocupados com números determinados, de modo que a soma dos números das linhas horizontal, vertical ou diagonal, resulta sempre a mesma. Possuíam antigamente um significado mágico (como símbolo da harmonia). A partir disso, havia também o quadrado mágico de letras, por exemplo, a fórmula Sator Arepo.

Acredita-se que os sabeístas (adoradores do fogo, do Sol e dos astros), foram quem estabeleceu uma relação entre esses quadrados e os planetas.





O quadrado mágico, Waft, sob a forma mais simples, inclui nove casas, sendo cada lado igual a 15, e os nove primeiros algarismos estão todos neles escrito.

Quadrado Mágico
Capítulo IX
Sobre o Oráculo
1 — O céu é um, a terra é dois, o céu é três, a terra é quatro,
o céu é cinco, a terra é seis, o céu é sete, a terra é oito,
o céu é nove, a terra é dez.
Na forma tradicional de se organizar a distribuição dos textos, esta seção era colocada antes do capítulo X. Ela foi transposta para a atual posição por Ch'êng Tzu, no período Sung, e colocada junto à seção que se segue, a qual, por sua vez, originalmente estava situada após a seção 3. Estas duas seções sem dúvida devem estar juntas; no entanto, têm apenas uma conexão muito vaga com o que virá depois.
Elas contêm especulações numerológicas análogas às existentes na seção intitulada Hung Fan no Livro da História. É provável que representem o começo das ligações entre a numerologia do Livro da História e a doutrina do Yin-Yang do Livro das Mutações, sincretismo que desempenhou um papel tão importante no pensamento chinês durante a dinastia Han. Para que se possa compreender esse sincretismo, sobre o qual aqui só se poderão tecer rápidas considerações, é necessário nos reportarmos ao diagrama conhecido como Ho T"u, o Mapa do Rio Amarelo que, segundo a tradição, teve sua origem com Fu Hsi. Esse mapa mostra o desenvolvimento a partir dos números pares e ímpares dos cinco estados da mutação (Wu Hsing, em geral erroneamente chamados "elementos").



Ho T"u, o Mapa do Rio Amarelo
A água, ao norte, originou-se da unidade do céu, cujo complemento é o seis da terra. O fogo, ao sul, surgiu do dois da terra, que tem seu complemento no sete do céu. A madeira, a leste, originou-se do três do céu, que encontra seu complemento no oito da terra. O metal, a oeste, surgiu do quatro da terra, cujo complemento é o nove do céu. Ao centro, a terra (T'u, o solo, a substância da terra, distinta de Ti, a terra enquanto corpo celeste) originou-se do cinco do céu, que tem seu complemento no dez da terra.
O outro diagrama, no qual os números voltam a se separar e combinam-se com os oito trigramas, é do Lo Shu (Escritura do Rio Lo).
Lo Shu (Escritura do Rio Lo)
   

2 — Há cinco números para o céu. Para a terra há também cinco números.
Quando eles são distribuídos entre as cinco posições, cada um encontra
seu complemento. A soma dos números do céu é vinte e cinco.
A soma dos números da terra é trinta. A soma total dos números do céu
e da terra é cinqüenta e cinco. É isso que complementa as mutações
e as transformações, e o que põe em movimento os demônios e os deuses.
As notas anteriores esclarecem este parágrafo satisfatoriamente, não sendo necessárias outras explicações. Assim como o parágrafo anterior, este também pertence sem dúvida a um período mais recente.
  
3 - O número total é cinqüenta. Desses cinqüenta, quarenta e nove são
utilizados, sendo divididos em duas partes para representar as forças
primordiais. A seguir separa-se um para representar os três poderes.
Conta-se de quatro em quatro para representar as estações. Coloca-se o
restante de lado, para representar o mês adicional17. Em cada cinco anos
há dois meses adicionais, por isso repete-se
esta última operação, obtendo-se, assim, o total.

Diz a lenda que o Imperador Yu, que viveu por volta de 3000 a C, viu uma tartaruga mágica saindo de um rio. Ele observou o padrão de quadrados, junto com as linhas e cores, nas costas da criatura e decidiu que essa seria a base do Quadrado Mágico. É isso que forma o pano de fundo da Shu Lo e Feng Shui. Outras fontes sugerem que as sete estrelas da constelação de Ursa, além da vizinha Estrela Polar e Vega, formam a base dessas adivinhações e também as primeiras formas de Astrologia Chinesa. Sabe-se que o estudo das estrelas foi proibido em algum momento da história chinesa, que é por isso que nunca se desenvolveu da mesma forma como fez na Índia ou no mundo ocidental. Apesar desta proibição, os monges budistas foram autorizados a praticar o I Ching e o Shu Lo, e a combinação destas técnicas tornaram-se eventualmente o que conhecemos como Astrologia Chinesa.
Uma forma primitiva de adivinhação envolvidas queima de cascos de tartaruga em um incêndio e lendo as rachaduras resultantes que se formou quando as conchas tinham esfriado. Imperador Fu Hsi foi creditado com anotar idéias de engenharia agrícola e início civil, especialmente aqueles que estão conectados aos rios. A ele também foi creditado com trazer ética e de conduta civilizada para o mundo. Seus textos foram traduzidos para o éticos versos facilmente lembrada e alguns desses tornou-se absorvido pelo I Ching e outros escritos.





2 comentários:

  1. Adorei as explicações mas gostaria muito de saber se os números dos quadrados anuais do Feng shui representa planetas tipo Estrela 5 amarela saturno estrela 3 marte etc.... Gostaria muito de saber sobre isto pois seria mais fácil descobrir qual planeta está em determinada direção para nós brasileiros. Outra dúvida para nós brasileiros este baguá parece invertido o nosso sol está ao Norte ou Sul porque há diferença entre os hemisférios e como seguir o Bagua flyng star deles não é ? Espero que você com suas sabias explicações possa me ajudar nestas dúvidas Marta Cibelli Obrigada e parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  2. Adorei as explicações mas gostaria muito de saber se os números dos quadrados anuais do Feng shui representa planetas tipo Estrela 5 amarela saturno estrela 3 marte etc.... Gostaria muito de saber sobre isto pois seria mais fácil descobrir qual planeta está em determinada direção para nós brasileiros. Outra dúvida para nós brasileiros este baguá parece invertido o nosso sol está ao Norte ou Sul porque há diferença entre os hemisférios e como seguir o Bagua flyng star deles não é ? Espero que você com suas sabias explicações possa me ajudar nestas dúvidas Marta Cibelli Obrigada e parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir