LAO-TSÉ (Lao Tzu)
(Mestre chinês Erh Dan Li ou Lao Tsé)
(Nasceu cerca de 604 a.C.)
"Nas profundezas do
Insondável jaz o Ser.
Antes que o céu e a terra
existissem, já era o Ser.
Imóvel, sem forma.
O Vácuo, o Nada, berço de
todos os Possíveis.
Para além de palavra e
pensamento está o Tao,
origem sem nome nem
forma, a Grandeza,
a Fonte eternamente
borbulhante:
O ciclo do Ser e do
Existir"
Lao-Tsé
Mestre chinês Erh Dan Li ou Lao Tsé ("O Velho
Mestre")
Lao Tsé, sem dúvidas, foi um dos mais elevados seres entre
os que viveram na terra, tendo legado à humanidade uma obra imortal o Tao
Te Ching que atravessou milênios chegando até os nossos dias com o
mesmo valor de há 2600 passados. Não se trata de um livro volumoso, pois não é
uma obra enciclopédica e sim apenas uma coletânea de 81 pequenos aforismos, mas
que representam um imenso manancial da sabedoria comum aos Grandes Mestres da
humanidade.
Os ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao
Te King representam para o povo chinês aquilo que os ensinamentos de Jesus
representa para o mundo ocidental. Por certo o Tao Te Ching e a Bíblia são as
duas obras editadas em maior número de volumes e de línguas.
Sabe-se com certeza que Lao Tsé (Lao Tzu)
viveu na China, porém há muitas divergências quanto à data exata. Realmente há
dúvida se a data do nascimento de Lao Tzu seja aquela citada pela maioria dos
autores, desde que os dados sobre a vida desse Mestre se baseiam em mitos e
lendas.
Sobre a infância de Lao Tsé pouco se sabe comprovadamente. Há uma obra chinesa
muito antiga chamada Shi Chi
(Apontamentos Históricos) que diz que Lao Tsé, cujo nome real era Erh Dan Li. Ele teria nascido no sul China numa região chamada
Ch'u, em torno do ano 604 a.C. Além da referida obra pouco se sabe de fonte
comprovada sobre sua vida, além dos versos do Tao e Ching. Algumas lendas
atribuem haver ele nascido entre 600 e 300 a.C..
Dizem os mitos que Lao Tsé tinha uma personalidade marcante e dotada de grande
afabilidade e inteligência e que recebeu tudo o que o seu pai poderia oferecer-lhe
em conhecimentos. Por sua dedicação aos estudos e pelo carisma que detinha, lhe
foi facilitado o ter se tornado discípulo de grandes mestres de sua época.
Todos os mitos dizem Lao Tsé haver sido um ser excepcional e até mesmo existe
uma lenda que diz haver ele sido “concebido
imaculadamente por uma estrela cadente” e permanecido no ventre materno por
62 anos, até que surgiu na terra no ano 604 a.C. já com a cabeleira branca.
Fontes confiáveis atribuem a Lao Tsé a missão de haver sintetizado o Monismo numa
doutrina que recebeu o nome de Taoísmo,
em parte numa obra milenar conhecida pelo nome de Tao Te Ching.
De acordo com a tradição, Lao Tsé foi contemporâneo de Kung Fu Tsé (Confúcio)
de quem foi discípulo após haver vivido na China durante 80 anos se dirigiu
para o Tibet tendo antes deixado um pequeno livro, o Tao Te Ching que haveria de se constituir a síntese do pensamento
Monista chinês.
Não há bastante evidência
histórica de alguém de grande influência que haja vivido na China com o nome de Lao Tzu no 6º século a.C., porém há registros históricos (Shih-chi) de Su-ma
Ch'ien do 2º século a.C. que citam um arquivista do Tribunal de Chou e que
pessoalmente instruíra Kung Fu Tzu (Confucius). Mas essa
afirmação é incompatível com outras crônicas que datam a morte de Lao Tzu meio um século antes do nascimento de Confúcio.
De acordo com a Tradição Lao Tzu foi o guardião dos arquivos do tribunal imperial e
que aos oitenta anos partiu para a fronteira ocidental de China, onde é agora o
Tibet, entristecido e desiludido com as
pessoas que estavam pouco dispostas a seguirem o caminho da bondade natural.
Entre os autores chineses há
também aqueles que dizem que Lao Tsé se tornou o guardião dos Arquivos Imperiais de
Loyang (província chinesa de Honan), onde viveu até a idade de 160 anos,
quando, então, enojado com a hipocrisia e a decadência
da época, decidiu-se a procurar a virtude em um ambiente mais natural. Vemos, portanto, que a data específica de
nascimento de Lao
Tzu é desconhecida desde que grande
parte da sua vida e obra se baseia em lendas. É a Lao Tzu atribuída a autoria do “Tao-Te Ching” (Tao - significando
o modo de toda a vida; Te - significando
o ajuste de vida pelo homem; e Ching -
significando texto ou clássico).
Nem mesmo se tem certeza de que
o verdadeiro nome do autor do Tao Te
Ching haja sido Lao Tzu; e sim (Erh
Dan Li). Lao
Tzu seria apenas um apelido, não o
seu nome real. Lao Tzu seria apenas de um título honorifico cujo
significado seria “O Velho Mestre”. Esta afirmativa tem como base um mito que diz
que o termo “Velho Mestre” tem como base o fato dele haver nascido já com uma
cabeleira branca, portanto, como um homem velho. Também se pode considerar que,
no contexto de ensinar e aprender, a palavra “mestre” pode significar “O Estudante
Velho” tal como na língua japonesa o nome “roshi” significa mestre de ensino de
Zen.
Assim como o nascimento de Lao Tsé é envolto em certo grau de mistério, mais ainda a
sua morte. Na verdade oficialmente nada mais se sabe dele após haver saído da
China, mas há uma lenda que ele partiu da terra com a idade de 162 e
transformou-se em um dragão.
Com certeza Lao Tsé viveu por muitos anos na China até que decidiu partir em direção a uma
região que hoje constitui o Tibet. Foi nessa viagem que ele ao atravessar a
fronteira da China, em Hank Pass, um guarda chamado Yin Xi (Yin Hsi),
lembrou-lhe que possivelmente todos os seus ensinamentos logo cairiam no
esquecimento se alguma coisa não ficasse gravada, e assim pediu-lhe que, antes
de abandonar a fronteira da China, deixasse alguns ensinamentos básicos
registrados por escrito a fim de tudo aquilo que havia transmitido durante
tantos não caísse no esquecimento, para que pelo menos em parte pudessem ser
preservados para a posteridade. Lao Tsé, que antes jamais aceitara escrever os
ensinamentos por admitir que a observação da natureza era um mestre bem mais
confiável do que as palavras dos homens, mesmo assim resolveu atender ao pedido
do guarda e redigiu numa coletânea de 81 versos a síntese de sua sabedoria.
A OBRA DE LAO TZU (Lao Tsé ) - O Tao Te
Ching
Tao - significando o modo
de toda a vida;
Te - significando o
ajuste de vida pelo homem; e
Ching - significando texto
ou clássico.
A Doutrina Taoísta, que tem sua
essência representada pelos 81 versos do Tao
Te Ching ou Tao Te King, surgiu a mais de 2600 anos atrás.
Lao Tsé, seu fundador, acreditava que pela simplicidade de
ser, o homem poderia encontrar seu caminho para a verdade.
Os ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao
Te King representam para o povo chinês aquilo que os ensinamentos de Jesus
representa para o mundo ocidental.
De acordo com a lenda, Lao Tzu
era um arquivista da corte imperial e que aos 80 anos deixou seu cargo e saiu
da China triste e desiludido em direção ao Tibet. Mas também há os que afirmam
que o Tao Te Ching é apenas uma compilação de versos escritos por vários
pensadores que genericamente usavam o título de Lao Tzu. Também existe
afirmativa de que o Tao Te Ching
provavelmente é uma compilação, ou antologia, de declarações de vários
escritores e escolas de pensamento datando do 3º século a.C..
Coerentemente com a sua maneira
de pensar ele não escreveu princípios doutrinários, e sim aforismos (versos) de
forma tal que pudessem ser adaptados por qualquer pessoa ante diversas situações.
Algo aplicável a tudo e a todos, um escrito de forma genérica e não especifica;
um texto de natureza aberta que não possibilitasse uma forma textual capaz de
ser desvirtuado intencionalmente, ou simplesmente ser deformado pelas
traduções. Assim nasceu o fabuloso Tao
Te Ching, um livro de conhecimentos profundíssimos embora pouco volumoso
desde que nele constam
81 aforismos em forma de versos, que mostram uma maneira de aplicação prática
de se viver em harmonia, dentro do equilíbrio das polaridades da manifestação
do TAO e simbolizada pelo Tei Gi.
Os aforismos que compõem os 81
versos são de uma simplicidade desconcertante e o que é bem especial, eles são
adaptáveis a todas as atividades, a todos os lugares, e a todas as épocas. Por
esta razão é que existem centenas de interpretações, cada uma delas
especialmente direcionada para um determinado campo de atividade. Por esta
razão, de inicio o Tao Te Ching era
uma obra destinada aos sábios, aos líderes políticos, e aos governantes da
China, mas, com o transcorrer dos séculos, tornou-se uma obra destinada a
qualquer pessoa.
Pela razão exposta o Tao Te Ching é mais um texto de
aplicação prática do que de ensinamentos doutrinários diretos. (No Site
www.symbolsite.com na sessão Taoísmo há uma aplicação dos 81 versos
relacionados a relação entre Mestre e discípulo). Originalmente no Tao Te Ching foram usados cerca de
5.000 caracteres descrevendo o modo de funcionamento e a manifestação do poder
presente no mundo.
No Extremo Oriente o Taoísmo é
praticado sob duas formas: o Taoísmo
Filosófico e o Taoísmo Religioso; cada uma estuda a natureza sob um ponto
de vista próprio. Os Taoístas filosóficos vêem os ensinamentos do Tao apenas
como um método de vida, como um guia para a vida buscando essencialmente achar
a harmonia entre o ser com a natureza. Esta corrente acredita que se entendendo
a harmonia da natureza é possível alterá-la mediante um processo alquímico.
A escola filosófica
Taoísta tem suas raízes nos escritos do séc. XV e relacionadas com Lao Tsé. Após haver ensinado
durante toda sua vida Lao Tzu estava decepcionado com o homem, que parecia não
desejar seguir o caminho da divindade. (Existem diversas traduções dos escritos
de Tao, cada qual com uma interpretação própria, e com algumas divergências,
devendo-se, contudo, levar em conta a existência. Existe grande dificuldade em
se traduzir textos que foram escritos em forma de parábola e em língua
arcaica).
Os Taoístas religiosos acreditam na existência de um lugar de grandes
e pequenos deuses, estudam a natureza procurando encontrar formas de mudá-la
(alquimia). Os Taoístas Religiosos desenvolveram complicadas cerimônias
mágicas, e também algumas formas de artes marciais, práticas mágicas, sendo a
mais popular aquela conhecida pelo nome de Bagua.
Na realidade o Taoísmo baseia-se num dos Princípios
Herméticos, o Principio da Polaridade que diz ser a natureza bipolar (Yin – Yang), pois tudo nela tem um
oposto. Na essência o universo conhecido é composto de componentes opostos;
vezes físicas pesado/leve; duro/mole; claro/escuro; vezes morais, bom/ruim;
vezes biológicos, masculino/feminino. Etc. Tudo no universo pode ser
classificado em duas polaridades Yang (pronuncia "yong") ou Yin.
Sua doutrina, em síntese, pousa
no TAO – cuja noção metafísica é Aquilo que existiu muito antes dos homens
dele tomarem conhecimento. Quanto ao significado vulgar, TAO quer dizer via ou caminho. Ele porém é muito mais que tão simples definição. Basta dizer que é impossível defini-lo sem o
auxÍlio da noção exata de Yin-Yang
Há muitos sentidos para o
significado do nome Tao Te Ching. Um
deles define o Tao Te Ching como “As Leis
da Virtude e seus caminhos”. Tao Te King, também escrito Tao Te Ching (pronuncia-se: Dao Dê Jing) significa:
Ching (livro, escrito, manuscrito), Tao (Infinito, a Essência, a Consciência
Invisível, o Insondável, o como, de como as coisas acontecem). Literalmente,
portanto, significa “O livro de como as
coisas funcionam” e na realidade é este o seu objetivo, mostrar como as
coisas no universo funcionam segundo o Tao. Também significa “O Livro que Revela Deus” e “O livro que leva à Divindade”.
Cita-se uma terceira obra
atribuída a Lao-Tsé, a Chuang
Tse, mas em nossos dias pouco se
sabe do modo como ele apresentou o Taoísmo.
Uma indagação comumente feita
diz respeito à diferença
que existe entre o Taoísmo e o Confucionismo.
Qualquer verdade atribuída ao
Taoísmo e ao Confucionismo tem que ser vistos lado a lado como duas formas
distintas direcionadas às condições sociais, políticas e filosóficas da China.
Enquanto o Confucionismo está muito relacionado às relações sociais, com a
conduta e a sociedade humana, por sua vez o Taoísmo tem um caráter muito mais
pessoal e místico.
Lao-Tsé pelo que se sabe foi verdadeiramente um sábio
conselheiro, razão pela qual atraiu muitos seguidores, embora sempre haja se
recusado a fixar suas idéias por escrito, por acreditar que as palavras
poderiam estabelecer algum dogma formal. Lao Tzu desejava que a sua filosofia permanecesse apenas
como um modo natural de vida estabelecido sob uma base de bondade, serenidade e
respeito. Assim ele não estabeleceu nenhum código rígido de comportamento,
preferindo ensinar que a conduta de uma pessoa deve ser governada pelo instinto
e pela consciência.
Lao-Tsé ensinava que nenhuma tarefa deveria ser apressada,
bastante, que tudo deve acontecer no seu devido tempo acreditava que a
“simplicidade” era a chave para a verdade e a liberdade, assim encorajava seus
seguidores para observarem mais a natureza do que aos ensinamentos de mestres;
a observarem e entenderem as leis da natureza, a desenvolverem a intuição e a
construir um poder pessoal a ser usado para se conduzir na vida com carinho e
sem imposição da força. Pelos seus sábios conselhos atraiu muitos seguidores,
mas recusava-se a fixar suas idéias por escrito por temer que as palavras
pudessem ser convertidas em dogma formal. Primava para que a sua filosofia
fosse mais um modo natural de vida com bondade, serenidade e respeito, do que
um corpo de doutrina, por isto não estabeleceu nenhum código rígido de
comportamento, acreditando que a conduta de uma pessoa deveria ser governada
pelo instinto natural e pela consciência moral.
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