OS
5 ELEMENTOS - 五行 学说
(Wu
Hsing)
Tudo pode ser classificado como um dos cinco elementos.
Os 5 elementos são Elemento Metal, Elemento Madeira, Elemento Água, Elemento Fogo e o
Elemento Terra. Estes elementos representam o movimento e a ação da
energia, portanto não pode ser tomado literalmente que você é um bloco de
madeira se você pertence ao elemento madeira.
Os Cinco Elementos também estão em
constante mutação
e, portanto, podem se desenvolver ou se destruir,
como é possível observar.
A relação desses elementos representa o setor produtivo e a
interação destrutiva entre elas.
Os ciclos de desenvolvimento e de destruição entre os elementos
podem ser assim descritos:
CICLO
PRODUTIVO
A Água produz a Madeira. Contudo, se houver Água demais, sufocará o Fogo. Assim, a Água prejudica o Fogo.
A Madeira produz o Fogo, mas se o Fogo for grande demais, consumirá a Madeira. Assim, o Fogo
esgota a Madeira.
O Fogo produz a Terra, mas se houver Terra demais, o Fogo se extinguirá. Assim, a Terra
esgota o Fogo.
A Terra produz o Metal, mas se houver Metal demais, a Terra será sobrepujada. Assim, o Metal esgota a terra.
O Metal produz a Água, mas se houver Água demais, o Metal será submerso. Assim, a Água
esgota o Metal.
Dar água para as árvores faria as árvores crescerem e produzir madeira.
Das árvores que são plantadas a madeira pode ser usada
para produzir fogo.
As cinzas da madeira queimada produziria terra,
enquanto que da terra, o metal pode ser encontrado.
Estes minérios de metal derretido irá produzir uma
forma líquida, portanto, representa o elemento água.
CICLO
DESTRUTIVO
Do mesmo modo, a Água
destrói o Fogo. Se o Fogo for grande demais, a Água evaporará. Assim, o Fogo esgota a Água.
O Fogo destrói o Metal, mas se o Metal for forte demais, o Fogo
se extinguirá. Assim, o Metal prejudica
o Fogo.
O Metal destrói a Madeira, mas se a Madeira for suficientemente forte, romperá o Metal. Assim, a Madeira
prejudica o Metal.
A Madeira destrói a Terra, mas se a Terra for dura demais, romperá a Madeira. Assim, a Terra
prejudica a Madeira.
A Terra destrói a Água, mas se houve água demais, a Terra
será submersa. Assim, a Água
prejudica a Terra.
Água
pode ser usada para apagar o fogo,
enquanto o fogo pode derreter até o
mais difícil de metal.
Com Metais pode ser
feita um machado que pode cortar as árvores, enquanto as árvores podem adentrar
o mais profundo da terra.
Terra
pode ser usada para barragem do rio bloqueando a água que flui.
Vistas as possibilidades de mutação, fica claro que é muito
importante conhecer o processo de interação entre os Elementos, porque cada
trigrama corresponde a um Elemento, e o hexagrama é composto de dois trigramas,
o que significa que a indicação do oráculo é o resultado de dois Elementos que
se influenciam reciprocamente, de modo positivo ou negativo.
A
Teoria dos Cinco Elementos
A idéia básica do I Ching
é o conceito de mutação, a eterna lei que rege todo
o Universo. Entre os chineses, essa lei era chamada de Tao e se manifestava
através do Grande Princípio Primordial, o Taiji
Tu. Assim, o I Ching concentra-se na teoria dos Cinco Elementos do Tao.
Os cinco elementos, Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra,
não são considerados forças estáticas, mas princípios dinâmicos que estão numa
constante interação, movimento este chamado de wu hsing. A primeira descrição dos Cinco Elementos encontra-se em
um antigo livro chamado Hong Fan, ou
Grande Norma, um pequeno tratado
considerado o livro mais antigo de filosofia chinesa.
Neste antigo livro, os Cinco Elementos estão assim mencionados:
O primeiro é a Água,
que desce e molha.
O segundo é o Fogo,
que sobe e queima.
O terceiro é a Madeira,
que se curva e se endireita.
O quarto é o Metal,
que é obediente e muda de forma.
O quinto é a Terra,
que pode ser semeada e ceifada.
Prosseguindo na simbologia divinatória do Hong Fan, encontramos
ainda a seguinte correspondência para os Cinco Elementos:
A Água corresponde ao
Norte e rege o Inverno.
O Fogo corresponde ao
Sul e rege o Verão.
A Madeira corresponde
ao Leste e rege a Primavera.
O Metal corresponde
ao Oeste e rege o Outono.
A Terra corresponde
ao Centro, que é o lugar de quem governa, e pertence a todas as estações.
OS
5 ELEMENTOS E SUA REPRESENTAÇÃO
ELEMENTO
|
IDEOGRAMA
|
ESTADO
|
TEMPO
|
ÓRGÃO
|
METAL
|
金
|
Causticidade
|
Frio
|
Pulmão
|
MADEIRA
|
馬德拉
|
Azedume
|
Vento
|
Figado
|
ÁGUA
|
水
|
Salinidade
|
Chuva
|
Rim
|
FOGO
|
消防
|
Amargura
|
Calor
|
Baço
|
TERRA
|
地球
|
Doçura
|
Luz do sol
|
Coração
|
ELEMENTO
|
ANIMAL
|
COR
|
DIREÇÃO
|
NOTA
MUSICAL
|
METAL
|
Cão
|
Branco
|
Oeste
|
商 Ré
|
MADEIRA
|
Ovelha
|
Verde
|
Leste
|
角 Mi
|
ÁGUA
|
Porco
|
Preto/Azul
|
Norte
|
羽 Lá
|
FOGO
|
Dragão
|
Vermelho
|
Sul
|
徵 Sol
|
TERRA
|
Boi
|
Amarelo
|
Centro
|
宮 Dó
|
Capítulo IX
Sobre
o Oráculo
1
— O céu é um, a terra é dois, o céu é três, a terra é quatro,
o
céu é cinco, a terra é seis, o céu é sete, a terra é oito,
o
céu é nove, a terra é dez.
Na forma tradicional de se organizar a distribuição dos textos,
esta seção era colocada antes do capítulo X. Ela foi transposta para a atual
posição por Ch'êng Tzu, no período Sung, e colocada junto à seção que se segue,
a qual, por sua vez, originalmente estava situada após a seção 3. Estas duas
seções sem dúvida devem estar juntas; no entanto, têm apenas uma conexão muito
vaga com o que virá depois.
Elas contêm especulações numerológicas análogas às existentes na
seção intitulada Hung Fan no Livro da História. É provável que representem o
começo das ligações entre a numerologia do Livro da História e a doutrina do
Yin-Yang do Livro das Mutações, sincretismo que desempenhou um papel tão
importante no pensamento chinês durante a dinastia Han. Para que se possa
compreender esse sincretismo, sobre o qual aqui só se poderão tecer rápidas
considerações, é necessário nos reportarmos ao diagrama conhecido como Ho
T"u, o Mapa do Rio Amarelo que, segundo a tradição, teve sua origem com Fu
Hsi. Esse mapa mostra o desenvolvimento a partir dos números pares e ímpares
dos cinco estados da mutação (Wu Hsing, em geral erroneamente
chamados "elementos").
A água, ao norte, originou-se da unidade do céu, cujo
complemento é o seis da terra. O fogo, ao sul, surgiu do dois da terra, que tem
seu complemento no sete do céu. A madeira, a leste, originou-se do três do céu,
que encontra seu complemento no oito da terra. O metal, a oeste, surgiu do
quatro da terra, cujo complemento é o nove do céu. Ao centro, a terra (T'u, o
solo, a substância da terra, distinta de Ti, a terra enquanto corpo celeste)
originou-se do cinco do céu, que tem seu complemento no dez da terra.
2
— Há cinco números para o céu. Para a terra há também cinco
números.
Quando eles são distribuídos entre as cinco posições, cada um
encontra
seu complemento. A soma dos números do céu é vinte e cinco.
A
soma dos números da terra é trinta. A soma total dos números do céu
e
da terra é cinqüenta e cinco. É isso que complementa as mutações e as
transformações,
e o que põe em movimento os demônios e os deuses.
As notas anteriores esclarecem este parágrafo satisfatoriamente,
não sendo necessárias outras explicações. Assim como o parágrafo anterior, este
também pertence sem dúvida a um período mais recente.
O outro diagrama, no qual os números voltam a se separar e
combinam-se com os oito trigramas, é do Lo Shu (Escritura do Rio Lo).
Mas sobre isto, ver as postagens
Yin-Yang e Quadrado Mágico.
Olá. Valeu pela postagem. Pergunto se no parágrafo "A Água produz a Madeira. Contudo, se houver Água demais, sufocará o Fogo. Assim, a Água prejudica o Fogo.", não deveria ser assim escrito: "A Água produz a Madeira. Contudo, se houver Madeira demais, consumirá a Água. Assim, a Madeira prejudica a Água.". Até mais.
ResponderExcluirNão há prejuízo algum entre elementos quando em equilíbrio dinâmico e sincrônico. Numa visão linear tendemos a analisar os elementos separadamente o que não ocorre
ResponderExcluirNão há prejuízo algum entre elementos quando em equilíbrio dinâmico e sincrônico. Numa visão linear tendemos a analisar os elementos separadamente o que não ocorre
ResponderExcluir