terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dos Hexagramas


O Mestre disse: "A escrita não pode expressar as palavras totalmente.
As palavras não podem expressar os pensamentos totalmente".
Estamos, então, impossibilitados de ver os pensamentos dos santos e sábios?

O Mestre disse: "Os santos e sábios estabeleceram as imagens para dar
expressão completa a seus pensamentos; eles estabeleceram os
hexagramas para dar expressão completa ao verdadeiro e ao
falso. Então eles acrescentaram julgamentos e assim puderam dar
expressão completa às suas palavras". (Eles criaram a descontinuidade
e a continuidade para manifestar de forma completa o benefício. Eles
deram o impulso, puseram em movimento, para manifestar de
forma completa o espírito.)


Os 64 Hexagramas



Segunda Parte
Capítulo III
 
Sobre a estrutura dos hexagramas

1 — Assim, o Livro das Mutações consiste de imagens. As imagens são reproduções.

Os hexagramas são reproduções de condições no céu e na terra. Por isso devem ser aplicados de modo produtivo; eles possuem como que uma força criadora no âmbito das idéias, como foi exposto acima.

2 — As decisões fornecem o material.
 
O Comentário sobre a Decisão ao qual provavelmente se está referindo aqui apresenta o material a partir do qual cada hexagrama, como um todo, é construído.

Assim, ele descreve a totalidade da situação como tal, antes que ela se modifique.
Naturalmente isto também é válido para o próprio Julgamento.

3 — As linhas são reproduções dos movimentos sobre a terra.

As linhas equivalem aqui aos Julgamentos a elas anexados; esses julgamentos entram em vigor quando as linhas se movem, isto é, quando são nove ou seis. Elas refletem mudanças no interior de cada específica situação.

4 — Assim se originam a boa fortuna e o infortúnio, e surgem o arrependimento e a humilhação.
 
Este movimento revela a direção que os acontecimentos estão tomando e são acrescentadas advertências ou confirmações.




OS 64 HEXAGRAMAS
Hexagramas
Chinês
Português
Hexagrama no 1

 

01. Ch’ien


O Criativo
Hexagrama no 2




02. Kun


O Receptivo
Hexagrama no 3




03. Chun


Dificuldade Inicial
Hexagrama no 4




04. Mêng


Insensatez Juvenil
Hexagrama no 5




05. Hsu


Espera (Nutrição)
Hexagrama no 6


06. Sung


Conflito
Hexagrama no 7




07. Shih


O Exército
Hexagrama no 8



08. Pi



Manter-se Unido (Solidariedade)
Hexagrama no 9




09.Hsiao Ch’u


O Poder de domar do pequeno
Hexagrama no 10




10. Lu


Conduta (Trilhar)
Hexagrama no 11

  

11. T’ai


Paz
Hexagrama no 12




12. P’i


Estagnação
Hexagrama no 13




13. T’ung Jên


Comunidade com os homens
Hexagrama no 14




14. Ta Yu


Grandes Posses
Hexagrama no 15




15. Ch’ien


Modéstia
Hexagrama no 16




16.


Entusiasmo
Hexagrama no 17




17. Sui

Seguir
Hexagrama no 18




18. Ku


Trabalho sobre o que se deteriorou
Hexagrama no 19




19.Lin


Aproximação
Hexagrama no 20




20. Kuan

 
Contemplação (A vista)
Hexagrama no 21




21. Shih Ho


Morder
Hexagrama no 22



  
22. Pi

Graciosidade (Beleza)
Hexagrama no 23




23. Po

Desintegração
Hexagrama no 24




24. Fu

Retorno (O ponto de transição)
Hexagrama no 25



25. Wu Wang


Inocência
(O inesperado)
Hexagrama no 26




26. Ta Ch’u


O Poder de domar do grande
Hexagrama no 27




27. I


As Bordas da Boca (Prover Alimento)
Hexagrama no 28




28. Ta Kuo


Preponderância do Grande
Hexagrama no 29




29. K’an


O Abismal (Água)
Hexagrama no 30




30. Li

Aderir (Fogo)
Hexagrama no 31





31. Hsien


Influência (Cortejar)
Hexagrama no 32




32. Hêng


Duração
Hexagrama no 33




33. Tun


A Retirada
Hexagrama no 34




34. Ta Chuang


O Poder do Grande
Hexagrama no 35




35. Chin


Progresso
Hexagrama no 36




36. Ming I



Obscurecimento da Luz
Hexagrama no 37




37. Chia Jên


A Família
Hexagrama no 38



  
38. K’uei



Oposição
Hexagrama no 39




39. Chien


Obstrução
Hexagrama no 40



  
40. Hsieh



Liberação
Hexagrama no 41




41. Sun


Diminuição
Hexagrama no 42



  
42. I


Aumento (Acréscimo)
Hexagrama no 43




43. Kuai


Irromper (A Determinação)
Hexagrama no 44




44. Kou


Vir ao Encontro
Hexagrama no 45




45. Ts’ui


Reunião
Hexagrama no 46




46. Sheng


Ascensão
Hexagrama no 47




47. K’un


Opressão (A Exaustão)
Hexagrama no 48




48. Ching


O Poço
Hexagrama no 49




49. Ko


Revolução
Hexagrama no 50




50. Ting


O Caldeirão
Hexagrama no 51





51. Chen


O Incitar (Comoção, Trovão)
Hexagrama no 52




52. Ken


A Quietude (Montanha)
Hexagrama no 53




53. Chien


Desenvolvimento (Progresso Gradual)
Hexagrama no 54




54. Kuei Mei


A Jovem que se Casa
Hexagrama no 55




55. Fêng


Abundância (Plenitude)
Hexagrama no 56




56. Lu


O Viajante
Hexagrama no 57




57. Sun


A Suavidade
(O Penetrante, Vento)
Hexagrama no 58



  
58. Tui



Alegria (Lago)
Hexagrama no 59




59. Huan


Dispersão (Dissolução)
Hexagrama no 60




60. Chieh


Limitação
Hexagrama no 61




61. Chung Fu


Verdade Interior
Hexagrama no 62




62. Hsiao Kuo



A Preponderância do Pequeno
Hexagrama no 63




63. Chi Chi


Após a Conclusão
Hexagrama no 64




64. Wei Chi


Antes da Conclusão






Segunda Parte
Capítulo VII


 

A relação de certos hexagramas com a formação do caráter


 

1 — A difusão das Mutações se deu no período da antigüidade média. Aqueles que compuseram as Mutações tiveram muitas preocupações e sofrimentos.



Esta passagem refere-se ao rei Wên e seu filho, o Duque de Chou, pois ambos viveram períodos difíceis. O autor destas linhas sente-se ligado a eles nisso.



Também ele nada mais pôde fazer do que preservar para a posteridade o esquema de organização de uma cultura agonizante.



2 - Assim o hexagrama A CONDUTA mostra o fundamento do caráter; o hexagrama MODÉSTIA mostra a utilização do caráter; o hexagrama RETORNO, o cerne do caráter. O hexagrama DURAÇÃO promove a firmeza do caráter; o hexagrama DIMINUIÇÃO, o cultivo do caráter; o hexagrama AUMENTO, a plenitude do caráter; o hexagrama OPRESSÃO, o teste do caráter; o hexagrama O POÇO, o solo do caráter; o hexagrama SUAVIDADE, o exercício do caráter.



3 - O hexagrama A CONDUTA é harmonioso e atinge seu objetivo. MODÉSTIA concede a honra e brilha. RETORNO é pequeno e, entretanto, distinto das coisas externas. DURAÇÃO mostra experiências diversas sem saciedade. DIMINUIÇÃO mostra primeiro o difícil e depois o fácil. AUMENTO mostra o crescimento da plenitude sem artifícios. OPRESSÃO conduz à perplexidade e, através dela, ao sucesso. O POÇO permanece em seu lugar e mesmo assim tem influência sobre as outras coisas. A SUAVIDADE permite avaliar as coisas, e permanecer oculto.



4 — A CONDUTA promove a conduta harmoniosa. MODÉSTIA serve para regular os costumes. RETORNO conduz ao autoconhecimento. DURAÇÃO promove a unidade de caráter. DIMINUIÇÃO mantém distante o que é nocivo. AUMENTO favorece aquilo que é útil. Através da OPRESSÃO se aprende a arrefecer seus rancores. O POÇO promove o discernimento quanto ao que é correto. Através da SUAVIDADE se pode levar em consideração circunstâncias excepcionais.



Nove hexagramas são utilizados aqui para representar o desenvolvimento do caráter. Primeiro se apresentam as relações dos hexagramas com o caráter, depois a matéria desses hexagramas e, por fim, seus efeitos. O movimento se realiza do interior para o exterior. Aquilo que se elabora no mais íntimo do coração torna-se visível no plano externo através de seus efeitos. Os nove hexagramas são:



1. Lü, A CONDUTA (10). Este hexagrama trata das regras da boa conduta; a sua prática é um pré-requisito para a formação do caráter. Essa boa conduta é harmoniosa — de acordo com o trigrama Tui, Alegria, que se encontra no interior — e assim atinge seu objetivo, mesmo quando em circunstâncias difíceis ("pisando sobre a cauda do tigre"). Assim ele promove essas formas harmoniosas que são o pré-requisito do comportamento externo.



2. Ch'ien, MODÉSTIA (15)..Este hexagrama mostra a atitude necessária para que se possa empreender a formação do caráter. A MODÉSTIA (a montanha sob a terra) honra aos outros, e com isso é ela própria honrada. Ela regula de tal modo o relacionamento humano que a amizade vem a despertar a amizade., Ela acrescenta às formas externas o conteúdo do posicionamento correto.



3. Fu, RETORNO (24). Este hexagrama se caracteriza pelo fato de uma linha luminosa retornar, abaixo, e mover-se ascendendo. Significa a raiz e o cerne do caráter. O bem que surge abaixo é, a princípio, ainda um tanto insignificante, porém já forte o suficiente para, em seu caráter próprio, prevalecer, de maneira constante, sobre todas as tentações que estejam ao seu redor. No sentido de retorno, o hexagrama também sugere reformas duradouras em seguida aos erros cometidos, como também o auto-exame e o autoconhecimento que são para isso necessários.



4. Hêng, DURAÇÃO (32). Este hexagrama desperta a firmeza de caráter ao longo do tempo. Mostra o vento e o trovão constantemente unidos; portanto, há múltiplos movimentos e experiências dos quais derivam regras firmes e como resultado se chega a uma unificação do caráter.



5. Sun, DIMINUIÇÃO (41). Este hexagrama mostra uma diminuição na influência das faculdades inferiores, os instintos não dominados, em favor de uma vida superior, espiritual. Aqui se tem o verdadeiro cultivo do caráter. O hexagrama mostra primeiro o período difícil — o do domínio dos instintos — e, em seguida, a fase fácil, quando o caráter foi controlado; com isso os malefícios são afastados.



6. I, AUMENTO (42). Este hexagrama dá ao caráter a plenitude necessária. A simples ascese não é suficiente para formar um bom caráter; a grandeza também é necessária. O AUMENTO mostra um crescimento orgânico da personalidade, e que, não sendo artificial, favorece o que é útil.



7. K'un, OPRESSÃO (47). Este hexagrama conduz o caráter agora cultivado ao campo onde será posto à prova. Surgem dificuldades e obstáculos que precisam ser ultrapassados, mas que muitas vezes mostram-se insuperáveis. Aqui o homem se vê diante de limitações que não pode descartar e que só serão superadas quando forem aceitas. Reconhecendo o que deve ser aceito como destino, o homem deixa de odiar a adversidade. Pois de que lhe serviria arremeter contra o destino? Através desse arrefecimento do rancor o caráter é purificado, e eleva-se a um nível superior.



8. Ching, O POÇO (48). Este hexagrama representa a fonte que alimenta um poço; apesar de fixa num lugar, propicia bênçãos a uma ampla área ao seu redor e sua influência tem um longo alcance. Isso mostra o campo sobre o qual o caráter pode exercer sua ação. O hexagrama indica a influência profunda que emana de uma personalidade rica e generosa; essa influência não é diminuída pelo fato de aquele

que a exerce manter-se num recolhimento. O hexagrama mostra o que é correto e assim possibilita sua realização.



9. Sun, A SUAVIDADE, O PENETRANTE (57). Este hexagrama concede a adequada flexibilidade ao caráter. O que se requer não é a rigidez que se aferra a princípios estabelecidos e que na verdade não é senão um mero pedantismo. É a mobilidade, isto sim, que é necessária. Com ela se poderá avaliar as coisas e perceber as necessidades do momento. Com isso, o homem aprende a levar em consideração as circunstâncias e a preservar tanto uma forte unidade de caráter quanto uma inteligente, versatilidade.






CAPITULO II
Sobre a composição e uso do Livro das Mutações
  
1 - Os santos sábios formaram os hexagramas para que se pudessem
perceber neles os fenômenos. Eles acrescentaram os julgamentos para
indicar a boa fortuna e o infortúnio.


Os hexagramas do Livro das Mutações são reproduções dos fenômenos que se manifestam na terra. Em suas inter-relações eles evidenciam as inter-relações de todos os eventos no universo. Os hexagramas eram então representações de idéias.

Porém, essas imagens ou fenômenos revelavam apenas o factual. Faltava ainda extrair deles um conselho, de modo a se poder determinar se uma específica linha de conduta inferida da imagem era favorável ou prejudicial, se deveria ser adotada ou evitada. Até esse ponto o fundamento do livro das Mutações existia já na época do Rei Wên. Os hexagramas eram, por assim dizer, imagens oraculares, que mostravam o que se poderia esperar que ocorresse em determinadas circunstâncias. O Rei Wên e seu filho acrescentaram, então, as interpretações. A partir delas se poderia verificar se o curso de ação indicado pelas imagens acarretaria boa fortuna ou infortúnio. Isso marca o inicio da liberdade de escolha. A partir de então essa representação dos acontecimentos indicava não apenas o que se poderia esperar que ocorresse, mas também a que tudo isso conduziria. Tendo diante de si todo o complexo dos acontecimentos sob a forma de imagem, se poderia seguir os rumos que pressagiam boa fortuna e evitar os que conduzem ao infortúnio, antes que o decorrer dos acontecimentos se iniciasse.


2 — A medida que as linhas firmes e maleáveis deslocam uma à outra, surgem a mutação e a transformação.


Esse texto explicita com maior detalhe até que ponto os eventos do mundo estão representados no Livro das Mutações. Os hexagramas se compõem de linhas firmes e maleáveis. Em determinadas circunstâncias essas linhas mudam; as firmes tornam-se flexíveis e as maleáveis se enrijecem. Assim se reproduz a alternância dos fenômenos no universo.


3 - Assim sendo, a boa fortuna e o infortúnio são imagens de ganho ou perda; arrependimento e humilhação são imagens da tristeza ou cautela.


Quando uma linha está em harmonia com as leis universais, conduz à realização do que se visava. Isso está indicado na expressão aposta: "boa fortuna".

Quando uma linha de conduta se opõe às leis do universo, conduz necessariamente à perda. Isso se expressa no julgamento: "infortúnio". Porém, há também rumos de ação que não conduzem direto a um objetivo e que podem ser considerados como desvios de direção. Mas se alguém, numa linha de conduta errada, se arrepende a tempo, poderá ainda evitar o infortúnio e, recuando, alcançar a boa fortuna. Essa situação é indicada pelo julgamento: "arrependimento". Esse julgamento contém, portanto, uma exortação ao remorso e à mudança de atitude. Por outro lado, uma linha de conduta pode ter sido correta ao início mas, se o homem se toma indiferente e arrogante, sem que o perceba será arrastado da "boa fortuna" ao "infortúnio". Isso se expressa no julgamento "humilhação". Esse julgamento contém, portanto, uma advertência, uma exortação à precaução, a se deter quando no caminho errado e voltar atrás em busca da boa fortuna.


4 - Mudança e transformação são imagens do progresso e retrocesso.
O firme e o maleável são imagens do dia e da noite.
  

Os movimentos das seis linhas contêm os caminhos dos três poderes primordiais.
Mudança é a conversão de uma linha maleável numa linha firme. Isso significa progresso. Transformação é a conversão de uma linha firme numa linha maleável.
Isso significa retrocesso. As linhas firmes representam o luminoso, as linhas maleáveis representam o obscuro4. As seis linhas de cada hexagrama são repartidas entre os três poderes primordiais: céu, terra e homem. As duas posições inferiores pertencem à terra; as duas posições centrais, ao homem; e as duas superiores, ao céu.

Esse parágrafo mostra até que ponto o Livro das Mutações reproduz as condições do universo.


5 — Assim sendo, é à ordem das mutações que o homem superior se dedica e através dela encontra a tranqüilidade. É no julgamento das linhas que o homem superior encontra alegria e sobre o que, também, ele medita.


Deste ponto em diante mostra-se o uso correto do Livro das Mutações. O I Ching é uma reprodução de todas as condições possíveis no universo e mostra, nos julgamentos, a linha de conduta correta. Portanto, para o homem, a questão passa a ser como dar à sua vida uma forma que corresponda a essas idéias, de modo a que a própria vida se torne uma reprodução da mutação. Não se trata aqui de um idealismo no sentido de uma imposição artificial e exterior de uma rígida imagem abstrata a uma vida que lhe fosse estranha e distinta. Ao contrário, o Livro das Mutações, abrangendo o significado essencial das diferentes situações da vida, dá ao homem condições de plasmar para si uma vida significativa, realizando, em cada caso, segundo uma perfeita ordem e seqüência, aquilo que a situação exige. Deste modo ele estará à altura de qualquer situação, pois saberá aceitar o seu significado sem resistência, alcançando, assim, a paz da alma. Desta maneira se põe ordem às ações; ao mesmo tempo, a mente se satisfaz pois, ao meditar sobre os julgamentos das diferentes linhas, se perceberá intuitivamente as inter-relações existentes no universo.

 
6 - Por isso o homem superior contempla essas imagens em épocas de repouso e medita sobre os julgamentos. Quando ele empreende algo, considera as mutações e medita sobre o oráculo. Por isso ele recebe as bênçãos do céu. "Boa fortuna! Nada que não seja favorável."


Aqui as épocas de repouso e de ação são mencionadas. Durante os períodos de repouso se obtêm experiências e sabedoria de vida, meditando sobre as imagens e os julgamentos do Livro. Durante os períodos de ação se recorre ao oráculo por meio das mudanças ocorridas nos hexagramas como resultado da manipulação das varetas de caule de milefólio. Obtêm-se, assim, os conselhos pelos quais a conduta deve se orientar.
 

4. É importante notar que os termos Yang e Yin, que posteriormente serão tão difundidos no pensamento chinês, não são utilizados aqui. Isso é uma possível indicação da antiguidade do texto.






Capítulo XII
Síntese
A Estrutura dos Hexagramas





1. Considerações Gerais





O material apresentado até agora fornece a maior parte dos elementos necessários para a compreensão dos hexagramas. Aqui, porém, se expõe uma visão geral de suas estruturas. Isso possibilitará ao leitor perceber por que os hexagramas encerram precisamente o significado que lhes é atribuído, por que as linhas vêm acompanhadas de textos muitas vezes aparentemente fantásticos que expressam por meio de uma alegoria qual a posição que essa linha ocupa na situação global do hexagrama e, portanto, até que ponto ela significa boa fortuna ou infortúnio.



Essa infra-estrutura de exegese foi bastante desenvolvida pelos comentaristas chineses. Sobretudo desde o período Han quando a magia secreta dos "cinco estados de mutação" veio a se associar ao Livro das Mutações, essa obra foi cada vez mais sendo envolvida por mistério e finalmente por mais e mais charlatanice. Foi isso que deu ao livro sua reputação de profundidade e hermetismo. Julgando que se pode poupar o leitor de todos esses acréscimos, reproduzimos apenas aquilo que o próprio texto e os mais antigos comentários demonstram ser relevantes.



E evidente que numa obra como o Livro das Mutações sempre há um resíduo não-racional. Por que, num caso particular, se enfatiza um determinado aspecto e não outro, que seria igualmente possível, é uma questão tão inexplicável quanto o fato de bois terem chifres em vez de dentes incisivos superiores como os cavalos. Só é possível provar as inter-relações a partir dos limites estabelecidos por sua postulação; prosseguindo com a analogia, isso seria o mesmo que explicar até que ponto existe uma conexão orgânica entre o crescimento dos chifres e a ausência de dentes incisivos superiores.





3. O Tempo


A situação representada pelo hexagrama como um todo é chamada "o tempo".
Este termo expressa diversos significados inteiramente diferentes, segundo o caráter dos diversos hexagramas. Nos hexagramas em que a situação, como um todo, refere-se a movimento, "o tempo" significa a diminuição ou o crescimento, o esvaziamento ou a plenitude produzidos por esse movimento. Os hexagramas desta espécie são, por exemplo, T'ai, PAZ (11), P'i, ESTAGNAÇÃO (12), Po, DESINTEGRAÇÃO (23), Fu, RETORNO (24).

O tempo significa também a ação, o processo que caracteriza um hexagrama, em Sung, CONFLITO (6), Shih, EXÉRCITO (7), Shih Ho, MORDER (21), e I, AS BORDAS DA BOCA (27).

O tempo representa a lei expressa através de um hexagrama, como em Lu, A CONDUTA (10), Ch'ien, MODÉSTIA (15), Hsien, INFLUÊNCIA (31), e Hêng, DURAÇÃO (32).

Finalmente, o tempo pode também significar a situação simbólica representada pelo hexagrama, como em Ching, O POÇO (48), e Ting, CALDEIRÃO (50).

Em todos os casos, o tempo de um hexagrama determina o sentido da situação como um todo, e com base nisso as diversas linhas recebem seu significado. Dependendo do tempo, uma única e mesma linha — por exemplo um seis na terceira posição — pode ser num caso favorável e, noutro, desfavorável.



4. As Posições


As diferentes posições ocupadas pelas linhas são classificadas como superiores e inferiores, de acordo com a altura em que se encontram. Em geral a linha mais baixa e a mais elevada não são levadas em consideração, enquanto que as quatro linhas centrais são ativas no interior do tempo. Entre elas, a quinta é a posição mais elevada do trigrama inferior, ocupa uma espécie de posição de transição; a segunda é o funcionário no interior do país, que mantém, no entanto, uma relação direta com o príncipe na quinta posição. Mas em certas circunstâncias, a quarta posição pode representar a esposa, e a segunda, o filho do homem representado na quinta posição. Em determinados casos, a segunda posição pode equivaler à mulher que dirige no plano interno, enquanto que a quinta posição seria o homem, cuja atividade se realizaria no plano externo. Em suma, ainda que as designações variem, as funções são sempre análogas.2

Do ponto de vista do tempo do hexagrama, a primeira posição e a sexta representam, em geral, o começo e o fim. Em certos casos, a primeira posição pode também equivaler a alguém que começa a agir no contexto do tempo sem ter entrado ainda no campo da ação, enquanto que a sexta linha pode significar alguém que já se retirou dos assuntos do tempo. Será, porém, o tempo expresso pelo hexagrama que determinará quais dessas posições exercerão uma atividade representativa, como, por exemplo, a primeira posição no hexagrama Chun, DIFICULDADE INICIAL (3), no Ta Yu, GRANDES POSSES (14), ou, na última posição, no Kuan, CONTEMPLAÇÃO (20), no Ta Ch'u, O PODER DE DOMAR DO GRANDE (26), e no I, AUMENTO (42). Em todos esses casos as linhas em questão são diretrizes dos hexagramas. Por outro lado, pode também ocorrer que a quinta posição não seja diretriz, como no caso em que, segundo a situação indicada pelo hexagrama como um todo, nenhum príncipe aparece.


2. As funções são análogas em todos os hexagramas, pois derivam das posições. Por exemplo, qualquer que seja o hexagrama, a terceira posição sempre estará ao alto do trigrama inferior e em transição, pois nela se está realizando a passagem do trigrama básico inferior para o superior. Estas funções são constantes. As designações que são atribuídas às linhas variam, pois derivam da ocupante, que pode ser Yang ou Yin, da interação dessa linha com as características da posição que ocupa e, a partir daí, a interação do conjunto posição ocupante com os demais conjuntos posições-ocupantes, bem como com os vários trigramas, básicos, nucleares e seus respectivos significados. (Nota da tradução brasileira.)





5. O Caráter das Linhas

O caráter das linhas é designado como firme ou maleável, como central e correto ou como não-central e incorreto. As linhas inteiras são firmes (ou rígidas) e as partidas são maleáveis (ou fracas). As linhas medianas dos dois trigramas básicos, a segunda e a quinta, são centrais, independentemente de suas outras qualidades.

Uma linha é correta quando se encontra numa posição que lhe corresponde, isto é, uma linha firme ocupando a primeira, terceira ou quinta posição, ou uma linha maleável ocupando a segunda, quarta ou sexta posição. Tanto as linhas firmes como as maleáveis podem ser favoráveis ou desfavoráveis, de acordo com as exigências do tempo do hexagrama. Quando o tempo requer firmeza, as linhas firmes são favoráveis; quando o tempo exige maleabilidade, as linhas maleáveis são favoráveis.

Isso é válido a um tal ponto que a correção pode nem sempre ser vantajosa. Se o tempo requer a maleabilidade, uma linha firme na terceira posição, apesar de ser em si mesma correta, é nociva, pois demonstra demasiada firmeza, enquanto que o contrário, uma linha maleável na terceira posição, pode ser favorável, por compensar a rigidez da posição com a maleabilidade de sua natureza. Na maioria dos casos, só a posição central é favorável, esteja ou não associada à correção. Em particular, um governante maleável pode estar numa posição muito favorável, especialmente quando apoiado por um funcionário forte e firme na segunda posição.





6. Relações das Linhas Entre Si

a) Correspondência

As linhas que ocupam posições análogas no trigrama3 inferior e no trigrama superior têm, às vezes, uma relação particularmente estreita, a relação de correspondência. Essa correspondência se faz entre as seguintes posições (desde que a natureza de seus ocupantes seja diversa): a primeira linha corresponde à quarta; a segunda, à quinta; e a terceira, à sexta. Como regra geral, as linhas firmes correspondem apenas às maleáveis, e vice-versa. Entre as que se correspondem, as mais importantes são as duas linhas centrais na segunda e na quinta posição, que se encontram na relação correta de governante e funcionário, pai e filho, marido e mulher, etc. Um funcionário forte pode corresponder a um governante maleável, ou um funcionário maleável, a um governante forte. A primeira possibilidade ocorre em dezesseis hexagramas; em todos o resultado é favorável. É inteiramente favorável nos hexagramas 4, 7, 11, 14, 18, 19, 32, 34, 38, 40, 41, 46 e 50, e menos favorável, em virtude das condições do momento, nos hexagramas 26, 54 e 64. A relação de correspondência entre um funcionário fraco e um governante forte está longe de ser tão favorável. Sua ação é bastante desfavorável nos hexagramas 12, 13, 17, 20 e 31. Dificuldades surgem nos hexagramas 3, 33, 39 e 63, mas como esses problemas se devem às condições do momento, as relações elas próprias ainda podem ser consideradas corretas. Essas relações atuam favoravelmente nos hexagramas 8, 25, 37,42,45,49 e 53.

Ocasionalmente pode haver uma correspondência entre a primeira e a quarta linhas. Ela é favorável quando uma linha maleável, ocupando a quarta posição, está numa relação de correspondência com uma linha inicial forte, porque isso significa que um funcionário obediente procura ajudantes fortes e capazes em nome de seu governante. (Cf. hexagramas 3, 22, 27 e 41.) Por outro lado, a correspondência entre uma quarta linha forte e uma linha inicial maleável indica uma tentação à intimidade com homens inferiores, o que deve ser evitado. (Cf. hexagramas 28, 40 e 50.) Uma relação entre a terceira e a sexta linhas raramente ocorre — quando muito consiste numa tentação —, pois o sábio de espírito elevado que renunciou ao mundo perderia sua pureza ao enredar-se com os assuntos mundanos, e um funcionário na terceira posição perderia sua lealdade se passasse adiante por cima de seu governante na quinta posição.

No caso de uma linha diretriz de um hexagrama, ocorrem correspondências que independem dessas considerações, e a boa fortuna ou o infortúnio nelas implicado é determinado pelo significado do tempo do hexagrama como um todo.

3. No trigrama básico inferior e superior, não nos nucleares. (Nota da tradução brasileira.)





b. Solidariedade


Entre duas linhas vizinhas de natureza diferente pode ocorrer uma relação de solidariedade, que consiste por parte da linha inferior em "receber", e por parte da linha superior em "repousar sobre". Quanto à relação de solidariedade, a quarta e a quinta linhas (o ministro e o governante) são de primordial importância. Ao contrário da relação entre a segunda e a quinta linha, o mais favorável aqui é que um ministro maleável se reúna a um governante forte, pois nessa proximidade maior a reverência é muito importante. Nos dezesseis hexagramas nos quais ocorre uma tal solidariedade, ela é sempre mais ou menos auspiciosa; é muito benéfica nos hexagramas 8, 9, 20, 29, 37,42,48, 53, 57, 59, 60 e 61; é um tanto menos benéfica, sem ser porém desfavorável, nos hexagramas 3, 5, 39 e 63. E ao contrário, a solidariedade de uma linha forte, isto é, incorreta, na quarta posição, com um governante fraco é em geral desfavorável, como nos hexagramas 30, 32, 35, 50 e 51, e um pouco menos desfavorável nos hexagramas 14, 38, 40, 54, 56 e 62. Entretanto, seu efeito é favorável em alguns hexagramas nos quais a quarta linha forte é diretriz; isso ocorre nos hexagramas 16, 21, 34, 55 (aqui a linha é governante do trigrama superior) e 64.


Além disso, a solidariedade ocorre também entre a quinta e a sexta linha.
Representa, então, um governante que se subordina a um sábio; neste caso, trata-se, em geral, de um governante modesto (a linha fraca na quinta posição) que reverencia ao sábio forte (a linha forte acima), como nos hexagramas 14, 26, 27 e 50. Isto é naturalmente muito favorável. Mas quando, ao contrário, uma linha forte ocupa a quinta posição e uma linha fraca ocupa a sexta, isto indica uma associação com elementos inferiores, sendo, portanto, indesejável, como nos hexagramas 28, 31,43 e 58. O hexagrama 17, Sui, SEGUIR, é uma exceção a essa regra, pois o significado global do hexagrama pressupõe que o forte se situe sob o fraco.


As demais linhas, a primeira e a segunda, a segunda e a terceira, a terceira e a quarta, não se encontram numa correta relação de solidariedade. Quando essa relação ocorre, sempre significa um risco de partidarismo e deve ser evitada. Para uma linha fraca repousar sobre uma linha forte pode ser, às vezes, até mesmo um motivo de problemas.
Quando se trata de linhas que são diretrizes em seus hexagramas, a correspondência e a solidariedade são levadas em consideração, sejam quais forem as suas posições. Além dos exemplos citados acima, outros podem ainda ser mencionados. Em Yu, ENTUSIASMO (16), a quarta linha é diretriz governante; ela mantém uma relação de correspondência com a primeira linha e de solidariedade com a terceira. Em Po, DESINTEGRAÇÃO (23), a linha superior é diretriz; a terceira lhe corresponde e a quinta lhe é solidária. As duas situações são benéficas. No hexagrama Fu, RETORNO (24), a linha inicial é diretriz; a segunda lhe é solidária, a quarta lhe é correspondente. Ambos os relacionamentos são favoráveis. Em Kuai, IRROMPER (43), a linha superior é diretriz, a terceira lhe corresponde e a quinta lhe é solidária.


No hexagrama Kou, VIR AO ENCONTRO (44), a linha inicial é diretriz, a segunda lhe é solidária e a quarta lhe corresponde. Aqui a boa fortuna ou o infortúnio se determinam de acordo com a tendência indicada pelo significado do hexagrama.




7. As Linhas Diretrizes dos Hexagramas





Distinguem-se duas espécies de diretrizes: constituintes e governantes. A diretriz constituinte é a linha que confere ao hexagrama seu significado característico, não sendo levado em consideração, neste caso, se a linha indica ou não nobreza ou bondade de caráter. A linha fraca ao alto no hexagrama Kuai,



IRROMPER (43), é um exemplo, pois o hexagrama é constituído a partir da idéia de se descartar de maneira decidida essa linha.



A linha governante sempre possui um caráter bom e se torna diretriz em virtude de sua posição e do sentido do tempo.4 Em geral ocupa a quinta posição, mas ocasionalmente linhas em outras posições podem ser também diretrizes governantes.



Quando a diretriz constituinte é ao mesmo tempo governante, a linha é sem dúvida benéfica e ocupa uma posição apropriada ao tempo do hexagrama. Quando a diretriz constituinte não acumula a função de governante, isso indica sem margem de dúvida que seu caráter, assim como sua posição, não estão em acordo com as exigências do tempo.



A linha diretriz de um hexagrama pode sempre ser determinada a partir do Comentário sobre a Decisão. Quando a diretriz constituinte é também governante, o hexagrama possui um só regente; em caso contrário possui dois. Muitas vezes há duas linhas constituindo o significado do hexagrama, como por exemplo em Tun, A RETIRADA (33). As duas linhas fracas que avançam são ambas diretrizes, pois estão forçando o recuo das quatro linhas fortes. Se o hexagrama surge da interação das imagens dos dois trigramas básicos, são, então, governantes as duas linhas que caracterizam respectivamente um e outro.





A diretriz constituinte se encontra assinalada em cada hexagrama por um quadrado (􀀬) e a diretriz governante, por um círculo (). Quando ambas as funções coincidem, manteve-se apenas o círculo. No Livro Terceiro há uma interpretação detalhada da linha diretriz em cada hexagrama.








Tabela do I Ching elaborada para este blog











Nenhum comentário:

Postar um comentário