YIN-YANG
(ou Tai Ji)
“Tudo
é duplo; tudo têm pólos; tudo tem o seu oposto;
O
igual e o desigual são a mesma coisa;
Os
opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau;
Os
extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades;
Todos
os paradoxos podem ser reconciliados.”
(4a
Lei Hermética da Alquimia – Lei da Polaridade)
E ainda....
“O
gênero está em tudo;
tudo
têm o seu princípio masculino
e
o seu princípio feminino;
o
gênero se manifesta em todos os planos.”
(7a
Lei Hermética da Alquimia – Lei do Gênero)
A TEORIA DO YIN-YANG
无极 生 太极 De nada, dá à luz a uma
太极 生 两仪 De um, surge a dois (yin e yang)
两仪 生 四 相 No Yin, há Yang e no Yang, há o Yin
四 相 生 八卦 E em Yin e Yang, surge todos os seres
vivos
Yin e Yang representa
os opostos, por exemplo:
YANG
|
YIN
|
Dia
|
Noite
|
Masculino
|
Feminino
|
Positivo
|
Negativo
|
Quente
|
Frio
|
Ativo
|
Passivo
|
Claro
|
Escuro
|
Existem muitos outros opostos, para tudo na vida há o seu
contrário.
|
É o equilíbrio perfeito de yin e yang e da representação do universo
perfeito. É o Céu precoce (anterior
ou primordial) de Fu Hsi, e, é fixo.
Mais tarde, criou-se o Céu Posterior,
porque nós, como seres humanos temos o controle e as rédeas estão em nossas
mãos.
O Yin-Yang (Tai
ji) é uma teoria central na filosofia do Tao. Yin e Yang são os
eternos opostos que se verificam em todas as coisas e seres do universo. Mas
não são valores absolutos, o Yin não pode existir sem o Yang e vice versa. Por
exemplo entre dois fortes um deles é mais forte, logo esse é Yang em relação ao
outro e o menos forte, apesar de ainda ser forte, é Yin.
A partir de Wu Ji (nada) nasceu Tai Ji (a união
de yin e yang) - Yin (linha quebrada) e e Yang (linha contínua).
O SÍMBOLO DO YIN-YANG (TAI JI) E SEU
SIGNIFICADO
O círculo exterior representa
a infinidade do universo a que se aplica, e a infinidade da energia que tudo
constitui de que tudo faz parte (Ki).
A linha ondulada no interior
significa o equilibrio constante entre os opostos, o fluxo constante entre um e
outro.
Este aspecto é reforçado pela forma circular, que, quando seguida, nos
mostra que quando um dos opostos atinge o seu máximo ele entra em declínio e dá
origem ao outro (mutação).
O ponto Yang no interior
do Yin e o ponto Yin no interior do Yang diz-nos que em cada um dos opostos
existe a "semente" do outro, que um não pode existir sem o outro pois
por ele é criado.
A mais
antiga referência a que se tem acesso da teoria da
polaridade universal Yin/Yang, teve sua origem na velha China por volta de 700
anos a.C. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo
livro originário do Extremo Oriente - Book
of Changes (Livro das Mutações - Yi Jing) - (I Ching). Embora o Yang sirva para designar céu,
masculino, dia, calor ou luz e etc e o Yin para designar terra, feminino,
noite, frio ou escuro e etc, nada
existe em absoluto.
Nada pode ser completamente Yin ou completamente Yang, pois cada um possui "sementes" do
oposto.
O dia não
existe sem a noite, o escuro sem o claro ou o calor sem o frio e todos os exemplos
até ao infinito (que só existe por interatividade com o finito…).
As energias
YIN e YANG são formas diferentes de energia, sem a conotação de BOA ou RUIM.
São
simplesmente formas diferentes de energia. Na vida temos o lado direito e o
lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo.
A
existência de uma montanha forma os cumes e também os vales.
Não
existiria o ALTO se não existisse o BAIXO e vice-versa.
E quanto
mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, ou seja, essas energias são interdependentes.
Nosso
planeta possui diversos movimentos, de translação, rotação, etc. e possui
também um campo magnético.
Esses
fatores fazem com que as energias tomem determinadas direções como
preferenciais.
Deve-se
tomar bastante cuidado em não confundir essas energias como extremos que se
anulam.
É muito
comum no ocidente se ter o entendimento de um BEM anular um MAL ou de um
POSITIVO anular um NEGATIVO.
Devemos
também tomar o cuidado de não confundir o YIN como sendo o MAL que queremos
evitar ou eliminar, e o YANG como o BEM desejado.
Muito
cuidado também com a associação com HOMEM e MULHER, como foi citado acima, a
interdependência dessas energias, devem viver harmoniosamente.
Energia Yin - As forças YIN são poderosas nos meses de
inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.
Energia Yang - As forças YANG são poderosas nos meses de
verão, mas enfraquecem durante a noite escura.
O I Ching é baseado em dois princípios de "YANG" e "YIN", que, quando relacionados com as polaridades
extremas, representam o Céu e a Terra, homens e mulheres, de alta e baixa, ou
positivos e negativos. Tal como acontece com um ímã, estas duas polaridades
existem em vários graus entre os extremos respectivos - os dois pólos opostos -
e nem o princípio é completa sem a parcela complementar do outro. Assim, o céu
não existe sem a Terra, nem a Terra sem o céu. A "Tai Chi" é uma
representação pictórica da mudança dos dois princípios, Yang e Yin. A semente
que cresce do Princípio oposto é sempre contida dentro da outra. Assim,
alterações Yang e Yin cresce dentro de Yang,
mudanças Yin e Yang cresce dentro de Yin. Dois equívocos estão
associados com a representação da dualidade. A primeira é a de associar
"Yin", com a negativa e destrutiva. Yin em realidade é apenas o
princípio opostos de Yang, positivo. Isto também se aplica ao segundo equívoco,
onde Yang está relacionado com "Homem" e "Yin" e
"Mulher". Ao expressar a ordem natural do homem a Humanidade, e uma
mulher - certamente diferente -. São ambas necessárias em igual medida para
continuar e perpetuar a vida humana como a conhecemos Homens e Mulheres
relações forma, têm conflitos, gerar filhos, envolver-se em carreiras, e
compartilhar a felicidade juntos. O Yang e os princípios Yin emulam essas
relações naturais sem considerar verdadeiro sexo.
E em
relação aos “ELEMENTOS”:
TA CHUAN
O GRANDE TRATADO (O GRANDE
COMENTÁRIO)
(Também denominado Hsi Tz'u Chuan,
Comentário aos Julgamentos Anexos.)
PRIMEIRA PARTE
Capítulo V
O Tao em sua
relação com o poder luminoso e com o poder obscuro
1 — É o Tao que faz surgir ora o obscuro, ora o luminoso.
0 luminoso e o obscuro são os dois poderes primordiais, os mesmos que
até agora foram denominados no texto como o firme e o maleável, ou o dia e a
noite. O firme e o maleável são os termos usados para designar as linhas no
Livro das Mutações, enquanto que o luminoso e o obscuro designam os dois
poderes primordiais da natureza. Será discutida posteriormente a razão pela
qual até aqui se usavam os termos "dia e noite" e, súbito, surgem
agora os termos "luminoso e obscuro". É possível que se trate de um
texto tardio. De qualquer forma, pode-se notar que, com o passar do tempo, o uso dessas expressões se torna cada vez mais
freqüente.
Os termos Yin, o obscuro, e Yang, o luminoso, indicam a face sombria e a
outra, a iluminada, de uma montanha ou rio. Yang representa o lado sul da montanha,
por ser iluminado pelo sol. Mas, quando se trata de um rio, Yang representa o
lado norte, pois nele se reflete a luz. O inverso ocorre em Yin. Esses termos
pouco a pouco se estendem, passando a englobar as duas forças que, como polaridades
básicas do universo, são denominadas positivas e negativas. É possível que
esses termos, que acentuam o aspecto cíclico mais que a mutação, tenham dado origem
à representação em forma circular do princípio primordial k, símbolo que mais
tarde desempenhou um papel tão importante7 no pensamento chinês.
7. O Tao é o que move e mantém em interação essas forças. Como este
"algo" significa apenas uma direção invisível e de todo incorpórea,
os chineses escolheram para designá-lo a palavra Tao, cujo significado —
caminho, curso —, mesmo não sendo algo em si, coordena todos os movimentos.
Quanto á questão da tradução da palavra Tao por "sentido", consultar
a introdução à minha tradução de Lao-Tse.
2 — Como aquele que
continua, é o bem.
Como aquele que
completa, é a essência.
Os poderes primordiais nunca se detêm, pois o ciclo do devir prossegue
sem se interromper. Isso porque entre os dois poderes primordiais surge um
contínuo estado de tensão, uma diferença de nível que os mantém em movimento,
levando-os a se unirem. Com isso eles estão sempre gerando um ao outro, sem
cessar. O Tao provoca esse movimento sem, entretanto, que ele próprio se
manifeste. Essa propriedade do Tao de manter o universo através de uma
constante recriação do estado de tensão entre essas polaridades é descrita como
o bem8. (Lao-Tse, capítulo 8.)
Essa lei é o Tao9 de Lao-Tse, o curso das coisas, o
princípio Uno no interior do múltiplo. Para que possa tornar-se manifesto é
necessário uma decisão, um postulado. Esse postulado fundamental é o '"Grande
princípio primordial" de tudo que existe, "t'ai chi" — que no
sentido original significa "viga mestra". Essa idéia de um princípio
primordial foi tema de muitas reflexões por parte dos filósofos chineses
posteriores. Wu Chi, um princípio ainda anterior a t'ai chi, era simbolizado
por um círculo. Segundo essa concepção, t'ai chi era representado por um
círculo dividido em luz e escuridão, yang e yin: k. Esse símbolo também teve um
papel importante na índia e na Europa. No entanto, especulações dualistas de
caráter gnóstico são estranhas ao pensamento do I Ching em sua origem.
Ele afirma apenas a viga mestra, a linha. Com essa linha, que em
si mesma representa a
unidade, a dualidade surge no mundo, pois a linha determina, ao
mesmo tempo, o acima e o abaixo, a direita e a esquerda, adiante e atrás - em
suma, o mundo dos opostos.
Esses opostos tornaram-se conhecidos com os nomes de Yin e Yang, tendo causado grande sensação em especial no período de
transição entre as dinastias Ch'in e Han, nos séculos que precederam a era
cristã, quando havia toda uma escola de doutrina do Yin e Yang. Nessa época, o
Livro das Mutações era muito usado como um livro de magia e as pessoas liam nos
seus textos toda sorte de coisas misteriosas, as quais, entretanto, eram
inteiramente estranhas à sua origem. Essa doutrina do Yin e Yang, do feminino e
do masculino como princípios primordiais, atraiu, é claro, muito interesse
entre os estrangeiros estudiosos do pensamento chinês. Seguindo uma tendência
muito comum, alguns deles julgaram encontrar nessa doutrina um simbolismo
fálico, com todas as suas decorrências.
Para desapontamento de tais descobridores é preciso dizer que
não há qualquer indício disso na origem do significado dos termos yin e yang.
Em seu sentido original yin significa "o nebuloso", "o
sombrio", e yang significa na realidade "estandartes tremulando ao
sol" 10, ou seja, algo que "brilha", ou "luminoso".
Esses dois conceitos foram transferidos e aplicados ao lado iluminado e ao
sombrio de uma montanha ou rio.
No caso de uma montanha a vertente sul é o lado iluminado e a do
norte, o lado sombrio, enquanto que no caso de um
rio visto do alto o lado norte é o iluminado (yang), pois reflete a luz, e o
sul é o lado sombrio (yin). Assim, as duas
expressões foram trazidas ao Livro das Mutações e aplicadas aos dois
alternantes estados fundamentais de ser. Deve-se indicar, no entanto, que os
termos Yin e Yang não aparecem com este sentido nem nos textos propriamente do
livro; nem nos comentários mais antigos. Sua primeira ocorrência se dá no
Grande Tratado, o qual, em alguns trechos, evidencia uma influência taoísta. No
Comentário sobre a Decisão os termos usados
para os opostos são "o firme" e "o maleável", e não yang e
yin.
Porém, não importa que nomes sejam aplicados a essas forças, o
certo é que a existência surge da sua mutação e interação. Assim, a mutação é
concebida como sendo, em parte, a contínua mudança de uma força em outra e, em
parte, como um ciclo fechado de acontecimentos complexos, conectados entre si,
como o dia e a noite, o
verão e o inverno. A mutação não é desprovida de sentido - se o
fosse não seria possível formular qualquer conhecimento a seu respeito —, mas
está sujeita à lei universal, o Tao.
Ver mais na postagem sobre o TAO; Taoísmo; Tai Chi Chuan e Linhas;...
olá, tenho uma pergunta com relação à forma correta de representar o Yin Yang. Nos exemplos acima, às vezes o desenho aparece girando para um lado, às vezes para o outro. Há forma correta? ou qualquer representação está correta?
ResponderExcluirObrigado
porque tem hora que o tao esta no sentido horarioe em outra figura no anti horario
ResponderExcluirporque em uma figura o simbolo esta no sentido horario e em outra no sentido anti horario
ResponderExcluirRsrsrsrs. Eu baixei alguns destes símbolos da internet e outros eu fiz, por essa razão os sentidos são diferentes. Mas isso não importa. O símbolo é claro, cristalino,... independente do desenho. O sentido é o mesmo. Ok, Jorge?
ResponderExcluirO Tao não engloba somente energias que colaboram em variação de predominância entre si. Mas engloba também, algo que não foi abordado no I Chin: as forças antagônicas de todos os graus, ao exemplo da matéria e da antimatéria, do bem e do mal, da construção e da destruição, da democracia plena e do totalitarismo pleno. Uma relação de tese e antítese aparentemente irreconciliáveis....
ResponderExcluirmovimento a todo instante, oscilações. é uma maneira de explicar as posições diferentes
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