("Linha" em chinês é "Hsiao")
1
— O Livro das Mutações é uma obra
da
qual o homem não deve se manter distante.
Seu
Tao está em perpétua mutação —
Modificação,
movimento sem descanso
Fluindo
através de seis posições vazias;
Subindo
e descendo sem cessar.
O
firme e o maleável mudam.
Não
se pode contê-los numa regra;
Aqui
só a mudança atua.
5. O Caráter das Linhas
O caráter das linhas é designado como firme ou maleável, como
central e correto ou como não-central e incorreto. As linhas inteiras são
firmes (ou rígidas) e as partidas são maleáveis (ou fracas). As linhas medianas
dos dois trigramas básicos, a segunda e a quinta, são centrais,
independentemente de suas outras qualidades.
Uma linha é correta quando se encontra numa posição que lhe
corresponde, isto é, uma linha firme ocupando a primeira, terceira ou quinta
posição, ou uma linha maleável ocupando a segunda, quarta ou sexta posição.
Tanto as linhas firmes como as maleáveis podem ser favoráveis ou desfavoráveis,
de acordo com as exigências do tempo do hexagrama. Quando o tempo requer
firmeza, as linhas firmes são favoráveis; quando o tempo exige maleabilidade,
as linhas maleáveis são favoráveis.
Isso é válido a um tal ponto que a correção pode nem sempre ser
vantajosa. Se o tempo requer a maleabilidade, uma linha firme na terceira
posição, apesar de ser em si mesma correta, é nociva, pois demonstra demasiada
firmeza, enquanto que o contrário, uma linha maleável na terceira posição, pode
ser favorável, por compensar a rigidez da posição com a maleabilidade de sua
natureza. Na maioria dos casos, só a posição central é favorável, esteja ou não
associada à correção. Em particular, um governante maleável pode estar numa
posição muito favorável, especialmente quando apoiado por um funcionário forte
e firme na segunda posição.
6.
Relações das Linhas Entre Si
a)
Correspondência
As linhas que ocupam posições análogas no trigrama3
inferior e no trigrama superior têm, às vezes, uma relação particularmente
estreita, a relação de correspondência. Essa correspondência se faz entre as
seguintes posições (desde que a natureza de seus ocupantes seja diversa): a
primeira linha corresponde à quarta; a segunda, à quinta; e a terceira, à
sexta. Como regra geral, as linhas firmes correspondem apenas às maleáveis, e
vice-versa. Entre as que se correspondem, as mais importantes são as duas
linhas centrais na segunda e na quinta posição, que se encontram na relação
correta de governante e funcionário, pai e filho, marido e mulher, etc. Um
funcionário forte pode corresponder a um governante maleável, ou um funcionário
maleável, a um governante forte. A primeira possibilidade ocorre em dezesseis
hexagramas; em todos o resultado é favorável. É inteiramente favorável nos
hexagramas 4, 7, 11, 14, 18, 19, 32, 34, 38, 40, 41, 46 e 50, e menos favorável,
em virtude das condições do momento, nos hexagramas 26, 54 e 64. A relação de
correspondência entre um funcionário fraco e um governante forte está longe de
ser tão favorável. Sua ação é bastante desfavorável nos hexagramas 12, 13, 17,
20 e 31. Dificuldades surgem nos hexagramas 3, 33, 39 e 63, mas como esses problemas
se devem às condições do momento, as relações elas próprias ainda podem ser
consideradas corretas. Essas relações atuam favoravelmente nos hexagramas 8,
25, 37,42,45,49 e 53.
3. No trigrama básico inferior e superior, não nos nucleares.
(Nota da tradução brasileira.)
As
Linhas
são firmes e maleáveis.
“O
movimento e o repouso têm suas leis definidas de acordo com as quais
distinguem-se as linhas firmes e maleáveis. Os acontecimentos seguem seus rumos
próprios, cada qual segundo a sua natureza. As coisas distinguem-se uma das
outras de acordo com classes específicas. Desse modo têm origem a boa fortuna e
o infortúnio. Os fenômenos surgem no céu, as formas surgem na terra. Assim, a
mutação e a transformação se manifestam.”
“O caminho do Criativo produz o
masculino.
O caminho do Receptivo produz o
feminino.”
O grande Começo Primordial (T'ai
Chi) desempenha um papel importante na filosofia naturalista que mais tarde
se desenvolverá na China. Originalmente Chi
significava viga-mestra — um traço simples, simbolizando o estabelecimento de uma
unidade:
______ Mas quando se estabelece a unidade, postula-se ao mesmo tempo a dualidade,
pois surge um acima e um abaixo. O elemento
condicionante passa a ser designado pela linha inteira, enquanto o elemento condicionado é representado
por uma linha partida: ___ ___ . Essas
são as duas forças ou polaridades fundamentais, mais tarde denominadas yang, o
luminoso, e yin, o obscuro. Com sua duplicação surgem quatro imagens,
denominadas
bigramas:
Essas imagens correspondem às quatro estações. Quando se
acrescenta mais uma linha, surgem os oito trigramas – que se movimentam
(Observe estes esquemas que fiz especialmente para estudiosos do I Ching):
Observe as linhas que compõem os Trigramas.
Esse mesmo processo é mencionado no capítulo 42 de Lao-Tse.
6 - Os
oito trigramas determinam
a boa fortuna e o infortúnio. A boa fortuna e o infortúnio dão origem ao grande
campo de ação.
O "grande campo de
ação" são as regulamentações e regras instituídas pelos santos e
sábios para possibilitar aos homens a boa fortuna e evitar-lhes o infortúnio.
7 — Por isso: não há imagens arquetípicas maiores que o céu e a
terra. Não há nada que seja mais mutável ou possua maior coesão que as quatro
estações. Entre as imagens suspensas no céu nenhuma é mais luminosa que o sol e
a lua. Entre os que são veneráveis e se encontram em posição elevada, ninguém
supera aquele que possui riquezas e fidalguia. Quanto à criação de objetos para
o uso e instrumentos úteis para todo o mundo, ninguém é maior que os santos e
os sábios. Para compreender a diversidade desordenada das coisas e explorar o
que está oculto, para penetrar até as profundezas e influir sobre o longínquo, determinando
assim a boa fortuna e o infortúnio sobre a terra, e consumando todos os
esforços na terra, nada é superior ao oráculo.
Assim como no capítulo 25 de Lao-Tse, em que se fala dos quatro
seres de maior grandeza do universo (“Por isso o Tao é grande; o céu é grande; a
terra é grande e o sábio é grande.” – Tao Te King), aqui se mencionam simultaneamente a grandeza da natureza
e do mundo humano. As estações têm a máxima mobilidade e coerência; o sol e a
lua, a máxima luminosidade. Sobre a terra, o ser mais elevado é o rei dos homens,
o sábio que ocupa o trono, aquele que, sendo ele próprio rico e nobre é ao
mesmo tempo uma fonte de riqueza e nobreza. Auxiliando-o estão o sábio ativo,
dirigente e inventivo, e o oráculo que, correspondendo às imagens luminosas do
sol e da lua, esclarece e ilumina todas as situações sobre a terra.
8 — Por isso: o céu cria coisas divinas; o santo e o sábio as
têm como modelo. O céu e a terra mudam e se transformam. O santo e o sábio os
imitam. No céu há imagens suspensas que revelam a boa fortuna e o infortúnio; o
santo e o sábio as reproduzem. O Rio Amarelo manifestou um mapa e o Rio Lo, uma
escritura: os santos tomaram-nos como modelo.
Capitulo IX
As
Linhas (continuação)
1 - As Mutações são um livro no qual os hexagramas começam na primeira
linha e são resumidos na última. As linhas constituem o material propriamente
dito. As seis linhas são intercaladas de acordo com o significado que lhes
corresponde no momento dado.
Aqui se discute a relação das linhas com o hexagrama como um
todo. Os hexagramas são construídos de baixo para cima, com as linhas como
material.
Dentro deste contexto as linhas individuais têm o significado
que lhes é atribuído por força de cada específica situação.
2 — A linha na primeira posição é difícil de compreender. A linha
na última posição é fácil de compreender. Pois elas se encontram numa relação
de causa e efeito. O julgamento a respeito da primeira linha pondera; na última
tudo já chegou à conclusão.
Aqui, para começar se apresenta a relação de reciprocidade
existente entre a linha na primeira posição e a da sexta posição. Ambas estão
situadas de certa forma fora do hexagrama propriamente dito, e dos trigramas
nucleares. Na primeira posição a ação está apenas começando a se desenvolver;
na última ela se conclui.
3 — Mas quando se quer explorar as coisas em suas múltiplas gradações,
assim como em suas intrínsecas qualidades, para distinguir o correto do
incorreto, é preciso considerar as linhas centrais, pois sem elas não se pode
realizar, de forma completa, nada disso.
As múltiplas gradações das coisas resultam das múltiplas
gradações das posições que elas ocupam. A qualidade inerente às coisas é seu
caráter firme ou maleável. O correto e o incorreto se distinguem na medida em
que as linhas ocupam ou não a posição que lhes é adequada face ao significado
do momento.
4 - Sim, mesmo o que há de mais importante em relação à sobrevivência
ou ao perecer, em relação à boa fortuna ou ao infortúnio, pode ser conhecido no
decorrer do tempo. O sábio contempla o julgamento sobre a decisão, e pode assim
chegar por si mesmo à maior parte da conclusão.
No Comentário sobre a Decisão os dirigentes dos hexagramas são
sempre indicados. Refletindo sobre as relações existentes entre as demais
linhas e estes dirigentes do hexagrama, se pode ter uma idéia aproximada de sua
posição e significado no hexagrama como um todo.
5 — A segunda e quarta linhas são correspondentes em seu
trabalho, mas se diferenciam por suas posições. Elas não coincidem em relação ao
bem. A segunda é, em geral, elogiada, e a quarta usualmente traz uma
advertência, por encontrar-se na proximidade do governante. O significado do
maleável é de que não é favorável para ele estar afastado. Porém, o principal é
permanecer sem culpa; sua expressão consiste em ser maleável e central.
A quinta posição é a do governante. A segunda e a quarta são as
posições do funcionário. A segunda posição, que está em relação de
correspondência com a quinta (ambas são posições centrais nos trigramas interno
e externo, respectivamente), é o funcionário que cumpre sua tarefa longe da
corte. A quarta posição é a do ministro. Por isso, as duas posições, ambas
obscuras — ou seja, dependentes —, apesar de se corresponderem no que se refere
ao trabalho, não são igualmente boas. A segunda, em geral, traz um julgamento
favorável, a quarta encerra quase sempre uma advertência: por estar muito
próxima ao príncipe, precisa duplicar sua cautela. Pois bem, não é próprio à
natureza do maleável prosperar quando se encontra distante do firme; se
esperaria, então, que a segunda posição fosse menos favorável que a quarta. No
entanto, é preciso se considerar a importância do fato de sua posição ser
central e por isso permanecer ela sem culpa.
6 — A terceira e a quinta posições se correspondem em seu
trabalho, mas se diferenciam por suas posições. A terceira linha em geral tem
infortúnio e a quinta usualmente tem mérito, pois estão escalonadas de acordo
com a hierarquia. A mais fraca corre perigo, a mais forte é vitoriosa.
A quinta posição é a do governante. A terceira, como posição
superior do trigrama interno, tem pelo menos um poder limitado. Mas ela não é
central; ocupa uma posição insegura, na fronteira entre dois trigramas. Isso
encerra um elemento de fraqueza, como também o nível inferior em que essa linha
se encontra dentro da hierarquia do hexagrama. Esses dois fatores fazem com
que, na maioria das vezes, a terceira linha esteja em perigo. A quinta linha,
diretriz do hexagrama55, encontra-se numa posição forte. Estes são
todos elementos de força e prometem vitória.
Capitulo X
As
Linhas (continuação)
1 — As Mutações são um livro vasto e grande, no qual todas as
coisas estão contidas de modo completo. Nele encontra-se o Tao do céu, o Tao da
terra e o Tao do homem. Ele combina esses três poderes fundamentais e os
duplica; por isso há seis linhas. As seis linhas nada mais são que os caminhos
(Tao) dos três poderes fundamentais.
2 — O Caminho56 possui mudanças e movimentos. Por
isso, as linhas se chamam móveis.57 Essas linhas têm gradações, por
isso representam as coisas. As coisas são múltiplas e isso gera as
características das linhas. Essas características das linhas nem sempre são
correspondentes,58 e assim surge a boa fortuna e o infortúnio.
As posições estão divididas, aqui, segundo os três poderes
fundamentais. A primeira e a segunda linhas são as posições da terra, a
terceira e quarta são as do homem, a quinta e a sexta posições são as do céu.
Esta divisão é sustentada já desde o primeiro hexagrama, O CRIATIVO. De acordo
com a adequação ou não das linhas aos diferentes níveis, se conclui seu
significado de boa fortuna ou de infortúnio. O ideograma chinês para
"linha" numa grafia diversa pode também significar
"imitar".
Por isso as linhas aqui são chamadas "móveis", isto é,
orientadas no sentido do Tao.
O ideograma de Hsiao
consiste de dois pares de linhas cruzadas, sugerindo o cruzar do yang e do yin.
Capítulo
XI
O valor da
cautela como ensinamento do Livro das Mutações
As
Mutações surgiram na época em que a casa Yin chegava a seu término, e o modelo
da casa Chou estava em ascensão, ou seja, a época em que se confrontavam o Rei
Wên e o tirano Chou Hsin. Por isso os julgamentos do livro tantas vezes
advertem contra o perigo. Aquele que está consciente do perigo procura
criar sua própria paz; aquele que o encara despreocupadamente causa sua própria
queda. Grande é o Tao deste livro; não omite nenhuma das cem coisas.
Preocupa-se com o começo e o fim e está contido nas palavras "sem
culpa". Este é o Tao das Mutações.
O Rei Wên,59 fundador da dinastia Chou, foi feito
prisioneiro pelo último governante da dinastia Yin, o tirano Chou Hsin. Rei Wên
teria composto os Julgamentos correspondentes aos diferentes hexagramas durante
o período em que esteve no cativeiro. Em virtude do perigo da situação em que
se encontrava, todos os julgamentos têm como ponto de partida uma cautela que
procura permanecer livre de culpa, atingindo, assim, o sucesso.
Capítulo XII
Síntese
1 — O Criativo é o que há de mais forte no mundo. A expressão de
sua natureza é invariavelmente o fácil,60 para poder as sim dominar
o que é perigoso. O Receptivo é o que há de mais abnegado no mundo. A expressão
de sua natureza é invariavelmente o simples, para poder assim dominar os
obstáculos.
Os dois princípios centrais no Livro das Mutações, o Criativo e
o Receptivo, são aqui mais uma vez apresentados em seus traços principais. O
Criativo é representado pela força, para a qual tudo é fácil, mas que, no
entanto, permanece consciente do perigo inerente à ação que, partindo de um
âmbito mais elevado, dirige-se a uma esfera mais baixa; assim ele triunfa sobre
esse perigo. O Receptivo é representado como o abnegado, que por isso age com
toda simplicidade, mas que permanece consciente dos obstáculos inerentes a uma
ação que parte de uma esfera mais baixa e se dirige ao alto; assim ele triunfa
sobre esses obstáculos.
2 — Poder conservar uma tranqüila alegria no coração, e ainda assim
estar apreensivo em pensamento: desse modo se pode de terminar a boa fortuna ou
o infortúnio na terra e concluir tudo o que é difícil sobre a terra.
Junto à expressão "apreensivo em pensamento" há ainda
no texto dois outros ideogramas que Chu Hsi acertadamente eliminou por
considerá-los acréscimos posteriores. A tranqüila alegria no coração é própria
ao Criativo. Estar apreensivo em pensamento é próprio ao Receptivo. Através da
alegria tranqüila se chega a uma visão geral da boa fortuna e do infortúnio.
Através da apreensão se chega à possibilidade de realizar a conclusão61.
3 — Portanto: as mudanças e as transformações referem-se à ação.
As ações benéficas têm bons presságios. As imagens nos auxiliam a conhecer as
coisas e o oráculo nos ajuda a conhecer o futuro.
As mudanças referem-se às ações. Por isso as imagens do Livro
das Mutações são de tal ordem que possibilitam ao homem agir de acordo com as
mutações e conhecer a realidade. (Cf. também o cap. II sobre a história da
civilização, no qual se reporta as invenções às imagens.) Os acontecimentos se
dirigem à boa fortuna e ao infortúnio, os quais estão expressos nos presságios.
Na medida em que o Livro das Mutações interpreta esses presságios, o futuro se
esclarece.
4 - O céu e a terra determinam as posições. Os santos e sábios preenchem
as possibilidades das posições. Através dos pensamentos dos homens e dos
pensamentos dos espíritos o povo se torna capaz de participar dessas
possibilidades.
O céu e a terra determinam as posições, e conseqüentemente as possibilidades.
Os santos realizam essas possibilidades, e através da cooperação entre os
pensamentos dos espíritos e os pensamentos dos homens, no Livro das Mutações,
torna-se possível estender as bênçãos da cultura também ao povo.
O estreito relacionamento entre as linhas são as relações de
correspondência e solidariedade62. De acordo com a atração ou
repulsão existente entre as linhas resulta a boa fortuna ou o infortúnio em
todos os diferentes níveis.
7 — As palavras daquele que planeja a revolta são confusas.
As palavras daquele que abriga dúvidas no íntimo de seu coração
são dúbias. As palavras dos homens de boa fortuna são poucas. Homens agitados
usam muitas palavras. Os caluniadores dos homens de bem são tortuosos em suas
palavras. As palavras daquele que perdeu seu ponto de vista são distorcidas.
Aqui se faz um resumo dos efeitos dos estados de ânimo sobre a
expressão verbal. Fica claro que os autores do Livro das Mutações, que fazem um
uso tão econômico das palavras, pertencem à categoria dos homens de boa
fortuna. (Nota da tradução brasileira.)
55. Em princípio, a quinta
posição seria diretriz dos hexagramas. De fato, nem sempre isso ocorre, pois a
distribuição dos fatores Yang e Yin dos ocupantes cria muitas vezes pressões
excepcionais dentro do hexagrama, provocando um "deslocamento" da
função de direção. (Nota
da tradução brasileira.)
56. "Caminho" é um
dos significados do termo Tao. lidem.)57. Sobre a questão da mobilidade das linhas, v. apêndice sobre o uso oracular. (Idem.)
58. Isto é, correspondentes ao significado do momento que o hexagrama como um todo expressa. (Idem.)
59. Wên não chegou a ser rei propriamente. O título lhe foi atribuído pelo filho. Duque de Chou, como homenagem póstuma. (Nota da tradução brasileira.)
60. Sobre a relação entre as noções de "fácil e simples" e o conceito de mutação, v. nosso prefácio. (Idem)
61. Sobre a noção de "conclusão", v. nota 75 (hexagrama 63, Livro Primeiro), lidem.)
62. Essas relações são estudadas no capítulo seguinte. “A Estrutura dos Hexagramas”, na seção 6.
63 O termo "beschämt" usado aqui por Wilhelm também poderia significar "vergonhosas", pelo que optou à tradução argentina. Porém, o texto dessa seção está procurando ressaltar as características das palavras usadas pelos diferentes tipos de indivíduos mais que tecendo juízos críticos sobre os mesmos. Vergonhosas, inclusive, seriam não só as palavras daquele que planeja a revolta como também dos caluniadores que a seguir serão citados. Considerando-se ainda a influência da escola confucionista sobre o texto das Dez Asas e recordando-se a tese de Confúcio de que a harmonia supõe a precisão dos termos, há que se concluir pelo sentido de palavras "confusas" e não "vergonhosas". (Idem.)
7.
As Linhas Diretrizes dos Hexagramas
Distinguem-se duas espécies de diretrizes: constituintes e
governantes. A diretriz constituinte é a linha que confere ao hexagrama seu
significado característico, não sendo levado em consideração, neste caso, se a
linha indica ou não nobreza ou bondade de caráter. A linha fraca ao alto no
hexagrama Kuai, IRROMPER (43), é um exemplo, pois o hexagrama é constituído a
partir da idéia de se descartar de maneira decidida essa linha.
A linha governante sempre possui um caráter bom e se torna
diretriz em virtude de sua posição e do sentido do tempo.4 Em geral
ocupa a quinta posição, mas ocasionalmente linhas em outras posições podem ser
também diretrizes governantes.
Quando a diretriz constituinte é ao mesmo tempo governante, a
linha é sem dúvida benéfica e ocupa uma posição apropriada ao tempo do
hexagrama. Quando a diretriz constituinte não acumula a função de governante,
isso indica sem margem de dúvida que seu caráter, assim como sua posição, não
estão em acordo com as exigências do tempo.
A linha diretriz de um hexagrama pode sempre ser determinada a
partir do Comentário sobre a Decisão. Quando a diretriz constituinte é também
governante, o hexagrama possui um só regente; em caso contrário possui dois.
Muitas vezes há duas linhas constituindo o significado do hexagrama, como por
exemplo em Tun, A RETIRADA (33). As duas linhas fracas que avançam são ambas
diretrizes, pois estão forçando o recuo das quatro linhas fortes. Se o
hexagrama surge da interação das imagens dos dois trigramas básicos, são,
então, governantes as duas linhas que caracterizam respectivamente um e outro.
A diretriz constituinte se encontra assinalada em cada hexagrama
por um quadrado ()
e a diretriz governante, por um círculo (○). Quando ambas as funções coincidem,
manteve-se apenas o círculo. No Livro Terceiro há uma interpretação detalhada
da linha diretriz em cada hexagrama.
4. Sobre a idéia do tempo de um hexagrama, v. a seção 3 deste mesmo
capítulo. (Nota da tradução brasileira.)
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