terça-feira, 18 de outubro de 2011

Das Linhas


("Linha" em chinês é "Hsiao")


1 — O Livro das Mutações é uma obra
da qual o homem não deve se manter distante.
Seu Tao está em perpétua mutação —
Modificação, movimento sem descanso
Fluindo através de seis posições vazias;
Subindo e descendo sem cessar.
O firme e o maleável mudam.
Não se pode contê-los numa regra;
Aqui só a mudança atua.



5. O Caráter das Linhas



O caráter das linhas é designado como firme ou maleável, como central e correto ou como não-central e incorreto. As linhas inteiras são firmes (ou rígidas) e as partidas são maleáveis (ou fracas). As linhas medianas dos dois trigramas básicos, a segunda e a quinta, são centrais, independentemente de suas outras qualidades.



Uma linha é correta quando se encontra numa posição que lhe corresponde, isto é, uma linha firme ocupando a primeira, terceira ou quinta posição, ou uma linha maleável ocupando a segunda, quarta ou sexta posição. Tanto as linhas firmes como as maleáveis podem ser favoráveis ou desfavoráveis, de acordo com as exigências do tempo do hexagrama. Quando o tempo requer firmeza, as linhas firmes são favoráveis; quando o tempo exige maleabilidade, as linhas maleáveis são favoráveis.



Isso é válido a um tal ponto que a correção pode nem sempre ser vantajosa. Se o tempo requer a maleabilidade, uma linha firme na terceira posição, apesar de ser em si mesma correta, é nociva, pois demonstra demasiada firmeza, enquanto que o contrário, uma linha maleável na terceira posição, pode ser favorável, por compensar a rigidez da posição com a maleabilidade de sua natureza. Na maioria dos casos, só a posição central é favorável, esteja ou não associada à correção. Em particular, um governante maleável pode estar numa posição muito favorável, especialmente quando apoiado por um funcionário forte e firme na segunda posição.



6. Relações das Linhas Entre Si

a) Correspondência



As linhas que ocupam posições análogas no trigrama3 inferior e no trigrama superior têm, às vezes, uma relação particularmente estreita, a relação de correspondência. Essa correspondência se faz entre as seguintes posições (desde que a natureza de seus ocupantes seja diversa): a primeira linha corresponde à quarta; a segunda, à quinta; e a terceira, à sexta. Como regra geral, as linhas firmes correspondem apenas às maleáveis, e vice-versa. Entre as que se correspondem, as mais importantes são as duas linhas centrais na segunda e na quinta posição, que se encontram na relação correta de governante e funcionário, pai e filho, marido e mulher, etc. Um funcionário forte pode corresponder a um governante maleável, ou um funcionário maleável, a um governante forte. A primeira possibilidade ocorre em dezesseis hexagramas; em todos o resultado é favorável. É inteiramente favorável nos hexagramas 4, 7, 11, 14, 18, 19, 32, 34, 38, 40, 41, 46 e 50, e menos favorável, em virtude das condições do momento, nos hexagramas 26, 54 e 64. A relação de correspondência entre um funcionário fraco e um governante forte está longe de ser tão favorável. Sua ação é bastante desfavorável nos hexagramas 12, 13, 17, 20 e 31. Dificuldades surgem nos hexagramas 3, 33, 39 e 63, mas como esses problemas se devem às condições do momento, as relações elas próprias ainda podem ser consideradas corretas. Essas relações atuam favoravelmente nos hexagramas 8, 25, 37,42,45,49 e 53.


3. No trigrama básico inferior e superior, não nos nucleares. (Nota da tradução brasileira.)




As Linhas são firmes e maleáveis.



“O movimento e o repouso têm suas leis definidas de acordo com as quais distinguem-se as linhas firmes e maleáveis. Os acontecimentos seguem seus rumos próprios, cada qual segundo a sua natureza. As coisas distinguem-se uma das outras de acordo com classes específicas. Desse modo têm origem a boa fortuna e o infortúnio. Os fenômenos surgem no céu, as formas surgem na terra. Assim, a mutação e a transformação se manifestam.”



“O caminho do Criativo produz o masculino.
O caminho do Receptivo produz o feminino.”

O grande Começo Primordial (T'ai Chi) desempenha um papel importante na filosofia naturalista que mais tarde se desenvolverá na China. Originalmente Chi significava viga-mestra — um traço simples, simbolizando o estabelecimento de uma unidade: ______ Mas quando se estabelece a unidade, postula-se ao mesmo tempo a dualidade, pois surge um acima e um abaixo. O elemento condicionante passa a ser designado pela linha inteira, enquanto o elemento condicionado é representado por uma linha partida: ___  ___ . Essas são as duas forças ou polaridades fundamentais, mais tarde denominadas yang, o luminoso, e yin, o obscuro. Com sua duplicação surgem quatro imagens, denominadas bigramas:
 

Essas imagens correspondem às quatro estações. Quando se acrescenta mais uma linha, surgem os oito trigramas – que se movimentam (Observe estes esquemas que fiz especialmente para estudiosos do I Ching):


Observe as linhas que compõem os Trigramas.


 



Esse mesmo processo é mencionado no capítulo 42 de Lao-Tse.



6 - Os oito trigramas determinam a boa fortuna e o infortúnio. A boa fortuna e o infortúnio dão origem ao grande campo de ação.


O "grande campo de ação" são as regulamentações e regras instituídas pelos santos e sábios para possibilitar aos homens a boa fortuna e evitar-lhes o infortúnio.


7 — Por isso: não há imagens arquetípicas maiores que o céu e a terra. Não há nada que seja mais mutável ou possua maior coesão que as quatro estações. Entre as imagens suspensas no céu nenhuma é mais luminosa que o sol e a lua. Entre os que são veneráveis e se encontram em posição elevada, ninguém supera aquele que possui riquezas e fidalguia. Quanto à criação de objetos para o uso e instrumentos úteis para todo o mundo, ninguém é maior que os santos e os sábios. Para compreender a diversidade desordenada das coisas e explorar o que está oculto, para penetrar até as profundezas e influir sobre o longínquo, determinando assim a boa fortuna e o infortúnio sobre a terra, e consumando todos os esforços na terra, nada é superior ao oráculo.


Assim como no capítulo 25 de Lao-Tse, em que se fala dos quatro seres de maior grandeza do universo (“Por isso o Tao é grande; o céu é grande; a terra é grande e o sábio é grande.” – Tao Te King), aqui se mencionam simultaneamente a grandeza da natureza e do mundo humano. As estações têm a máxima mobilidade e coerência; o sol e a lua, a máxima luminosidade. Sobre a terra, o ser mais elevado é o rei dos homens, o sábio que ocupa o trono, aquele que, sendo ele próprio rico e nobre é ao mesmo tempo uma fonte de riqueza e nobreza. Auxiliando-o estão o sábio ativo, dirigente e inventivo, e o oráculo que, correspondendo às imagens luminosas do sol e da lua, esclarece e ilumina todas as situações sobre a terra.


8 — Por isso: o céu cria coisas divinas; o santo e o sábio as têm como modelo. O céu e a terra mudam e se transformam. O santo e o sábio os imitam. No céu há imagens suspensas que revelam a boa fortuna e o infortúnio; o santo e o sábio as reproduzem. O Rio Amarelo manifestou um mapa e o Rio Lo, uma escritura: os santos tomaram-nos como modelo.






Capitulo IX
As Linhas (continuação)



1 - As Mutações são um livro no qual os hexagramas começam na primeira linha e são resumidos na última. As linhas constituem o material propriamente dito. As seis linhas são intercaladas de acordo com o significado que lhes corresponde no momento dado.


Aqui se discute a relação das linhas com o hexagrama como um todo. Os hexagramas são construídos de baixo para cima, com as linhas como material.


Dentro deste contexto as linhas individuais têm o significado que lhes é atribuído por força de cada específica situação.


2 — A linha na primeira posição é difícil de compreender. A linha na última posição é fácil de compreender. Pois elas se encontram numa relação de causa e efeito. O julgamento a respeito da primeira linha pondera; na última tudo já chegou à conclusão.


Aqui, para começar se apresenta a relação de reciprocidade existente entre a linha na primeira posição e a da sexta posição. Ambas estão situadas de certa forma fora do hexagrama propriamente dito, e dos trigramas nucleares. Na primeira posição a ação está apenas começando a se desenvolver; na última ela se conclui.


3 — Mas quando se quer explorar as coisas em suas múltiplas gradações, assim como em suas intrínsecas qualidades, para distinguir o correto do incorreto, é preciso considerar as linhas centrais, pois sem elas não se pode realizar, de forma completa, nada disso.


As múltiplas gradações das coisas resultam das múltiplas gradações das posições que elas ocupam. A qualidade inerente às coisas é seu caráter firme ou maleável. O correto e o incorreto se distinguem na medida em que as linhas ocupam ou não a posição que lhes é adequada face ao significado do momento.


4 - Sim, mesmo o que há de mais importante em relação à sobrevivência ou ao perecer, em relação à boa fortuna ou ao infortúnio, pode ser conhecido no decorrer do tempo. O sábio contempla o julgamento sobre a decisão, e pode assim chegar por si mesmo à maior parte da conclusão.


No Comentário sobre a Decisão os dirigentes dos hexagramas são sempre indicados. Refletindo sobre as relações existentes entre as demais linhas e estes dirigentes do hexagrama, se pode ter uma idéia aproximada de sua posição e significado no hexagrama como um todo.


5 — A segunda e quarta linhas são correspondentes em seu trabalho, mas se diferenciam por suas posições. Elas não coincidem em relação ao bem. A segunda é, em geral, elogiada, e a quarta usualmente traz uma advertência, por encontrar-se na proximidade do governante. O significado do maleável é de que não é favorável para ele estar afastado. Porém, o principal é permanecer sem culpa; sua expressão consiste em ser maleável e central.


A quinta posição é a do governante. A segunda e a quarta são as posições do funcionário. A segunda posição, que está em relação de correspondência com a quinta (ambas são posições centrais nos trigramas interno e externo, respectivamente), é o funcionário que cumpre sua tarefa longe da corte. A quarta posição é a do ministro. Por isso, as duas posições, ambas obscuras — ou seja, dependentes —, apesar de se corresponderem no que se refere ao trabalho, não são igualmente boas. A segunda, em geral, traz um julgamento favorável, a quarta encerra quase sempre uma advertência: por estar muito próxima ao príncipe, precisa duplicar sua cautela. Pois bem, não é próprio à natureza do maleável prosperar quando se encontra distante do firme; se esperaria, então, que a segunda posição fosse menos favorável que a quarta. No entanto, é preciso se considerar a importância do fato de sua posição ser central e por isso permanecer ela sem culpa.


6 — A terceira e a quinta posições se correspondem em seu trabalho, mas se diferenciam por suas posições. A terceira linha em geral tem infortúnio e a quinta usualmente tem mérito, pois estão escalonadas de acordo com a hierarquia. A mais fraca corre perigo, a mais forte é vitoriosa.


A quinta posição é a do governante. A terceira, como posição superior do trigrama interno, tem pelo menos um poder limitado. Mas ela não é central; ocupa uma posição insegura, na fronteira entre dois trigramas. Isso encerra um elemento de fraqueza, como também o nível inferior em que essa linha se encontra dentro da hierarquia do hexagrama. Esses dois fatores fazem com que, na maioria das vezes, a terceira linha esteja em perigo. A quinta linha, diretriz do hexagrama55, encontra-se numa posição forte. Estes são todos elementos de força e prometem vitória.






Capitulo X
As Linhas (continuação)



1 — As Mutações são um livro vasto e grande, no qual todas as coisas estão contidas de modo completo. Nele encontra-se o Tao do céu, o Tao da terra e o Tao do homem. Ele combina esses três poderes fundamentais e os duplica; por isso há seis linhas. As seis linhas nada mais são que os caminhos (Tao) dos três poderes fundamentais.


2 — O Caminho56 possui mudanças e movimentos. Por isso, as linhas se chamam móveis.57 Essas linhas têm gradações, por isso representam as coisas. As coisas são múltiplas e isso gera as características das linhas. Essas características das linhas nem sempre são correspondentes,58 e assim surge a boa fortuna e o infortúnio.


As posições estão divididas, aqui, segundo os três poderes fundamentais. A primeira e a segunda linhas são as posições da terra, a terceira e quarta são as do homem, a quinta e a sexta posições são as do céu. Esta divisão é sustentada já desde o primeiro hexagrama, O CRIATIVO. De acordo com a adequação ou não das linhas aos diferentes níveis, se conclui seu significado de boa fortuna ou de infortúnio. O ideograma chinês para "linha" numa grafia diversa pode também significar "imitar". 


Por isso as linhas aqui são chamadas "móveis", isto é, orientadas no sentido do Tao.

O ideograma de Hsiao consiste de dois pares de linhas cruzadas, sugerindo o cruzar do yang e do yin.



  

Capítulo XI



O valor da cautela como ensinamento do Livro das Mutações



As Mutações surgiram na época em que a casa Yin chegava a seu término, e o modelo da casa Chou estava em ascensão, ou seja, a época em que se confrontavam o Rei Wên e o tirano Chou Hsin. Por isso os julgamentos do livro tantas vezes advertem contra o perigo. Aquele que está consciente do perigo procura criar sua própria paz; aquele que o encara despreocupadamente causa sua própria queda. Grande é o Tao deste livro; não omite nenhuma das cem coisas. Preocupa-se com o começo e o fim e está contido nas palavras "sem culpa". Este é o Tao das Mutações.


O Rei Wên,59 fundador da dinastia Chou, foi feito prisioneiro pelo último governante da dinastia Yin, o tirano Chou Hsin. Rei Wên teria composto os Julgamentos correspondentes aos diferentes hexagramas durante o período em que esteve no cativeiro. Em virtude do perigo da situação em que se encontrava, todos os julgamentos têm como ponto de partida uma cautela que procura permanecer livre de culpa, atingindo, assim, o sucesso.





Capítulo XII
Síntese


1 — O Criativo é o que há de mais forte no mundo. A expressão de sua natureza é invariavelmente o fácil,60 para poder as sim dominar o que é perigoso. O Receptivo é o que há de mais abnegado no mundo. A expressão de sua natureza é invariavelmente o simples, para poder assim dominar os obstáculos.
 
Os dois princípios centrais no Livro das Mutações, o Criativo e o Receptivo, são aqui mais uma vez apresentados em seus traços principais. O Criativo é representado pela força, para a qual tudo é fácil, mas que, no entanto, permanece consciente do perigo inerente à ação que, partindo de um âmbito mais elevado, dirige-se a uma esfera mais baixa; assim ele triunfa sobre esse perigo. O Receptivo é representado como o abnegado, que por isso age com toda simplicidade, mas que permanece consciente dos obstáculos inerentes a uma ação que parte de uma esfera mais baixa e se dirige ao alto; assim ele triunfa sobre esses obstáculos.
 
2 — Poder conservar uma tranqüila alegria no coração, e ainda assim estar apreensivo em pensamento: desse modo se pode de terminar a boa fortuna ou o infortúnio na terra e concluir tudo o que é difícil sobre a terra.
 
Junto à expressão "apreensivo em pensamento" há ainda no texto dois outros ideogramas que Chu Hsi acertadamente eliminou por considerá-los acréscimos posteriores. A tranqüila alegria no coração é própria ao Criativo. Estar apreensivo em pensamento é próprio ao Receptivo. Através da alegria tranqüila se chega a uma visão geral da boa fortuna e do infortúnio. Através da apreensão se chega à possibilidade de realizar a conclusão61.
 
3 — Portanto: as mudanças e as transformações referem-se à ação. As ações benéficas têm bons presságios. As imagens nos auxiliam a conhecer as coisas e o oráculo nos ajuda a conhecer o futuro.
 
As mudanças referem-se às ações. Por isso as imagens do Livro das Mutações são de tal ordem que possibilitam ao homem agir de acordo com as mutações e conhecer a realidade. (Cf. também o cap. II sobre a história da civilização, no qual se reporta as invenções às imagens.) Os acontecimentos se dirigem à boa fortuna e ao infortúnio, os quais estão expressos nos presságios. Na medida em que o Livro das Mutações interpreta esses presságios, o futuro se esclarece.

4 - O céu e a terra determinam as posições. Os santos e sábios preenchem as possibilidades das posições. Através dos pensamentos dos homens e dos pensamentos dos espíritos o povo se torna capaz de participar dessas possibilidades.
 
O céu e a terra determinam as posições, e conseqüentemente as possibilidades. Os santos realizam essas possibilidades, e através da cooperação entre os pensamentos dos espíritos e os pensamentos dos homens, no Livro das Mutações, torna-se possível estender as bênçãos da cultura também ao povo.

O estreito relacionamento entre as linhas são as relações de correspondência e solidariedade62. De acordo com a atração ou repulsão existente entre as linhas resulta a boa fortuna ou o infortúnio em todos os diferentes níveis. 

7 — As palavras daquele que planeja a revolta são confusas.
As palavras daquele que abriga dúvidas no íntimo de seu coração são dúbias. As palavras dos homens de boa fortuna são poucas. Homens agitados usam muitas palavras. Os caluniadores dos homens de bem são tortuosos em suas palavras. As palavras daquele que perdeu seu ponto de vista são distorcidas.

Aqui se faz um resumo dos efeitos dos estados de ânimo sobre a expressão verbal. Fica claro que os autores do Livro das Mutações, que fazem um uso tão econômico das palavras, pertencem à categoria dos homens de boa fortuna. (Nota da tradução brasileira.)




55. Em princípio, a quinta posição seria diretriz dos hexagramas. De fato, nem sempre isso ocorre, pois a distribuição dos fatores Yang e Yin dos ocupantes cria muitas vezes pressões excepcionais dentro do hexagrama, provocando um "deslocamento" da função de direção. (Nota da tradução brasileira.)
56. "Caminho" é um dos significados do termo Tao. lidem.)
57. Sobre a questão da mobilidade das linhas, v. apêndice sobre o uso oracular. (Idem.)
58. Isto é, correspondentes ao significado do momento que o hexagrama como um todo expressa. (Idem.)
59. Wên não chegou a ser rei propriamente. O título lhe foi atribuído pelo filho. Duque de Chou, como homenagem póstuma. (Nota da tradução brasileira.)
60. Sobre a relação entre as noções de "fácil e simples" e o conceito de mutação, v. nosso prefácio. (Idem)
61. Sobre a noção de "conclusão", v. nota 75 (hexagrama 63, Livro Primeiro), lidem.)
62. Essas relações são estudadas no capítulo seguinte. “A Estrutura dos Hexagramas”, na seção 6.
63 O termo "beschämt" usado aqui por Wilhelm também poderia significar "vergonhosas", pelo que optou à tradução argentina. Porém, o texto dessa seção está procurando ressaltar as características das palavras usadas pelos diferentes tipos de indivíduos mais que tecendo juízos críticos sobre os mesmos. Vergonhosas, inclusive, seriam não só as palavras daquele que planeja a revolta como também dos caluniadores que a seguir serão citados. Considerando-se ainda a influência da escola confucionista sobre o texto das Dez Asas e recordando-se a tese de Confúcio de que a harmonia supõe a precisão dos termos, há que se concluir pelo sentido de palavras "confusas" e não "vergonhosas". (Idem.)





7. As Linhas Diretrizes dos Hexagramas
 

Distinguem-se duas espécies de diretrizes: constituintes e governantes. A diretriz constituinte é a linha que confere ao hexagrama seu significado característico, não sendo levado em consideração, neste caso, se a linha indica ou não nobreza ou bondade de caráter. A linha fraca ao alto no hexagrama Kuai, IRROMPER (43), é um exemplo, pois o hexagrama é constituído a partir da idéia de se descartar de maneira decidida essa linha.


A linha governante sempre possui um caráter bom e se torna diretriz em virtude de sua posição e do sentido do tempo.4 Em geral ocupa a quinta posição, mas ocasionalmente linhas em outras posições podem ser também diretrizes governantes.
 

Quando a diretriz constituinte é ao mesmo tempo governante, a linha é sem dúvida benéfica e ocupa uma posição apropriada ao tempo do hexagrama. Quando a diretriz constituinte não acumula a função de governante, isso indica sem margem de dúvida que seu caráter, assim como sua posição, não estão em acordo com as exigências do tempo.


A linha diretriz de um hexagrama pode sempre ser determinada a partir do Comentário sobre a Decisão. Quando a diretriz constituinte é também governante, o hexagrama possui um só regente; em caso contrário possui dois. Muitas vezes há duas linhas constituindo o significado do hexagrama, como por exemplo em Tun, A RETIRADA (33). As duas linhas fracas que avançam são ambas diretrizes, pois estão forçando o recuo das quatro linhas fortes. Se o hexagrama surge da interação das imagens dos dois trigramas básicos, são, então, governantes as duas linhas que caracterizam respectivamente um e outro.

A diretriz constituinte se encontra assinalada em cada hexagrama por um quadrado (􀀬) e a diretriz governante, por um círculo (○). Quando ambas as funções coincidem, manteve-se apenas o círculo. No Livro Terceiro há uma interpretação detalhada da linha diretriz em cada hexagrama.



4. Sobre a idéia do tempo de um hexagrama, v. a seção 3 deste mesmo capítulo. (Nota da tradução brasileira.)








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